Passadiços do Paiva: melhor atração de aventura do mundo

Os Passadiços do Paiva, em Arouca, acabam de conquistar o prémio de Melhor Atração Turística de Aventura, no âmbito dos World Travel Awards.

Os Passadiços do Paiva, um projeto do município de Arouca, já tinham arrecadado quatro distinções nos World Travel Awards, os prémios do turismo: o de Melhor Projeto Europeu de Desenvolvimento Turístico, em 2016, 2017 e 2018; e o de Melhor Atração Turística Europeia de Aventura, também neste ano. Agora volta a repetir este último, na gala que decorreu esta noite, no Pátio da Galé.

A infraestrutura, que oferece paisagens ricas em beleza e biodiversidade, junto ao rio, está integrada no Arouca Geopark, um território com 328 quilómetros quadrados, reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade.

Veja aqui as outras nomeações portuguesas.
O ano passado os vencedores nacionais na edição global foram seis.

O Arouca Geopark tem 41 geossítios – sítios de interesse geológico – classificados, e só nos Passadiços do Paiva encontram-se cinco: a Garganta do Paiva, a Cascata das Aguieiras, a Praia Fluvial do Vau, a Gola do Salto e a Falha da Espiunca.

O percurso, entre Areinho e Espiunca, tem declives acentuados, escadas e troços de terra batida. A caminhada pode começar em qualquer das extremidades dos passadiços de madeira, ou a meio, no Vau, embora o esforço físico seja menor partindo da praia fluvial do Areinho. São precisas cerca de três horas para percorrer um sentido.

Os Passadiços do Paiva têm várias distinções na bagagem. Recentemente, receberam o Prémio Guarda-Rios 2018, atribuído pela organização ambientalista GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente; e a Medalha de Mérito Turístico – Menção Honrosa, do Turismo de Portugal.

Passadiços do Paiva

Entrada: 1 euro, por reserva online (no local, tem um custo acrescido e o acesso não é garantido, pois há um limite diário de visitas). Grátis para menores de 12 anos.

Web: passadicosdopaiva.pt

Leia também:

Arouca: há muito para descobrir para além dos passadiços
Arouca: passear entre fósseis, minas e paisagens de filme
A praça de Arouca que é ponto de encontro de cultura

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend