20 passeios para conhecer o país nestas férias de Natal

20 passeios para conhecer o país nestas férias de Natal
O Natal é por excelência época de reunir a família em casa, mas conhecer o país em passeio também é uma boa forma de o fazer, haja estrada e tempo que o permitam. Eis 20 roteiros da Evasões.

Ter a família reunida no sofá, à volta da lareira ou da mesa da consoada é um dos melhores cartões-postal que se pode ter no Natal, mas também vale a pena fazer um passeio ao ar livre, nem que seja para queimar as calorias ingeridas em excesso.

A Evasões tem percorrido o país de norte a sul – sem esquecer as ilhas – e o resultado chega todos os dias aos leitores na forma de roteiros semanais, que agora é oportuno recuperar sob o pretexto das férias de Natal.

A norte, no interior minhoto, há paisagens naturais deslumbrantes no Parque da Peneda-Gerês, e não falta o que fazer, como caminhadas e passeios em bicicleta em Arcos de Valdevez. É também naquele parque natural que se pode ir até Soajo, rico em lendas e lagoas. Já no canto mais a nordeste de Portugal, em Bragança, os atrativos são a boa comida e o bem estar.

Em Montalegre, berço do fumeiro, também há histórias a descobrir, assim como em Penafiel, uma cidade a 40 minutos do Porto rica em património. Mas é por entre fósseis, minas e paisagens de filme que se passeia, mais longe, em Arouca.

Na Beira-Alta impõe-se um roteiro pelo queijo e paisagens da Serra da Estrela, onde não faltam bons restaurantes onde parar durante a viagem. Para continuar rodeado de montanha, mas noutra latitude, entra em cena a pacata vila de Castro Daire com boa comida e boa cama.

As férias de Natal podem ser também boa opção para viajar até Oliveira do Hospital e descontrair no SPA de um resort em cima do rio Alva, antes de provar os sabores da Serra da Estrela. A entrada na região pode fazer-se pela Covilhã, mas na verdade há muito para ver e onde ir na cidade beirã.

Entre muralhas, Óbidos continua turística, mas fiel à sua identidade em certos locais. A cultura continua no Sardoal, em tempos poiso de escritores, poetas e reis, no Médio Tejo. Mais perto de Lisboa, Mafra tem natureza e passeios dignos de rei.

Para quem quiser reconfortar-se com um vinho pode rumar, por sua vez, a Palmela, a vila altaneira cujo castelo foi sede da Ordem de Santiago. Castelo de Vide, Évoramonte, onde existe um misterioso castelo, e Beja são outras das paragens que se podem fazer este Natal.

O roteiro pelo país não ficaria completo sem a região mais a sul, como Castro Marim, nem sem as ilhas – neste caso, Porto Santo, que tem bons passeios, comida e bom clima todo o ano, e na Graciosa, uma das ilhas menos conhecidas dos Açores. Bom Natal e boas evasões!

 

Leia também:

42 pistas de gelo para patinar de norte a sul do país
13 refúgios de norte a sul para passar um fim de semana
Portugal entre os 20 países com paisagens mais surpreendentes



Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend