Estão lá os ingredientes de sempre: a beterraba, as beldroegas, o mel, o bacalhau e a moxama. E outros que ganharam espaço no mundo gastronómico há menos tempo. Caso da quinoa e do kefir, cujas utilizações, história e importância são explicadas pelo Chef Leonardo Pereira no livro Chef Raiz.
Chegou a 11 de julho às livrarias e assume-se como um livro que pretende dar a redescobrir o palato, os alimentos e as receitas que se aproximam do tempo dos avós. No total, são 80 sugestões do cozinheiro e horticultor, que tem desde o ano passado um programa com receitas acessíveis e saudáveis no 24 Kitchen.
Encontram-se entre as 256 páginas receitas como o smothie de beterraba, framboesa e baunilha, a canja de muxama, a quinoa com trigo sarraceno, a sopa fria de melancia, ananás e poejo, a lulas grelhadas com ragu de grão-de-bico e os brownies de amendoim e alfarroba.
O livro está dividido em pratos para a Alvorada, onde se inserem o pequeno-almoço e brunch; Mordida Grande, o almoço; Pausa ou lanche; um capítulo Lusco-Fusco para os finais de tarde; e Quando o Sol Se Põe, com sugestões para o jantar. Cada receita apresenta ainda um curto parágrafo explicativo sobre o prato ou os ingredientes. Para que «cada um encontre a sua voz interior na cozinha».
Chef Raiz
Casa das Letras
256 páginas
PVP com IVA: 21,90 euros
Leia também:
Guias para Escapadelas Gastronómicas
Dois guias de vinho para principiantes
Este fim de semana observam-se as estrelas no céu do Alqueva