Fim de semana para observar as estrelas no céu do Alqueva

Observações astronómicas, uma prova cega de vinhos, aulas de ioga e palestras são as principais atividades da Dark Sky Party Alqueva que tem lugar em Reguengos de Monsaraz a partir de sexta-feira, 21 de julho.

O céu noturno sobre o Grande Lago Alqueva, na região de Reguengos de Monsaraz e o primeiro do mundo a ser certificado como «Starlight Tourism Destination» pela UNESCO, promete mais uma vez fascinar os seus visitantes com a Dark Sky Party Alqueva, que decorre na localidade de Campinho, na próxima sexta-feira e sábado, 21 e 22 de julho, durante todo o dia.

Com epicentro no parque de merendas e no ancoradouro de Campinho, a Festa das Estrelas terá como ponto alto sessões de observação astronómica acompanhadas por astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, entre as 23h00 e as 02h00 da madrugada de sábado, dia 22.

Mas a programação reserva mais atividades. No domingo, logo pela manhã, realiza-se uma aula de yoga ao ar livre, que se repete às 20h15, e à tarde há body paiting sob o tema “As Estrelas do Dark Sky”. Já o sol ganha protagonismo com sessões de observação das 16h30 às 19h30.

Outra das principais atividades, especialmente indicada para os amantes de vinhos, é a prova cega de vinhos da Louro Wines que decorre no domingo, às 23h, sob o mote “Via Vínica na Via Láctea”, seguida de novas observações astronómicas noite dentro.

A Festa das Estrelas promove ainda um conjunto de palestras dadas por especialistas, sobre o Sistema Solar, a Astronomia, a natureza cósmica e uma conversa sobre a possibilidade de existir vida extraterrestre, tida no âmbito do filme O Primeiro Encontro. Além disso haverá espetáculos e um concerto.

A Reserva Dark Sky Alqueva, que integra os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, foi a primeira do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo.

 

Leia também:

5 sítios paradisíacos para ficar no Alentejo
Já abriu a primeira praia do Alqueva em Monsaraz
Uma nova cozinha de rua cinco estrelas para provar em Sintra



CONTEÚDO PATROCINADO