Nesta loja em Famalicão as sapatilhas ganham uma nova vida

Alexandre Marques criou a marca Engraxat há dois anos e em abril abriu a primeira loja, (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)
Há dois anos, Alexandre Marques deixou-se inspirar pelo ofício do avô e criou a marca Engraxat, um serviço de limpeza de sapatilhas. Agora, acaba de abrir a primeira loja, onde dá um novo rumo a uma profissão quase perdida.

Botas, sapatos e sapatilhas, de qualquer material. Tudo vem parar às mãos de Alexandre Marques, o «engraxador dos tempos modernos», como é conhecido nas redondezas desde que há dois anos criou a marca Engraxat.

Em abril abriu a primeira loja, onde além de receber o calçado para limpeza, completa ainda a oferta com a venda de roupa e sapatilhas, numa parceria com duas marcas nacionais. A Chick’Piu, criada em Guimarães, em 2015, por um jovem designer que aposta em padrões ousados e cortes modernos. E a Gleef Shoes, uma marca de sapatilhas com um design mais clássico. Projetos jovens e urbanos, como a própria Engraxat.

Começou por ser um serviço de limpeza só de sapatilhas, mas agora recebo todo o tipo de calçado», conta o jovem de 25 anos. A ideia para o projeto foi ganhando forma durante o tempo em que trabalhou em várias lojas de artigos desportivos, e onde se deu conta de que muita gente não sabia como limpar as sapatilhas. «Muitas vezes metiam na máquina de lavar e estragavam o material», nota Alexandre.

O ofício também já não lhe era estranho. Seguiu as pisadas do avô, que recorda de ver na rua a engraxar sapatos. «Peguei nas raízes que herdei dele e tentei valorizar uma profissão nobre», conta. Assim nasceu um serviço que reanima a atividade de engraxador adaptando-a às necessidades da atualidade. «Quero mostrar que podemos ir mantendo as sapatilhas como novas, limpando, cuidando e protegendo», defende.

Alexandre Marques (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)

Alexandre começou por fazer parcerias com várias lojas na cidade e arredores, que funcionam como ponto de recolha do calçado. «Agora os clientes podem deixar aqui os sapatos e depois recebem uma mensagem a dizer que a limpeza está concluída e que podem vir buscar», explica.

Ao todo faz três tipos de limpeza: a clássica, só do exterior da sapatilha, a global, que inclui também o interior, e a premium, uma limpeza mais meticulosa, que inclui ainda desodorização e fragrância.

Na pequena loja também arranjou espaço para expor algumas peças antigas relacionadas com o ofício, como escovas e latas de graxa, que fazem lembrar outros tempos.

Engraxat Experience
No Engraxat Experience, um serviço disponível apenas por marcação, o cliente senta-se num cadeirão enquanto Alexandre lhe faz a limpeza do calçado, como um engraxador à moda antiga. Tem o custo de 7,5 euros.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Famalicão: Nesta casa há petiscos, cubas e futebol
Famalicão: Aqui há chocolates franceses, italianos e belgas
Há uma nova mercearia à moda antiga em Famalicão




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend