Famalicão: Nesta casa há petiscos, cubas e futebol

A Cubata - Petiscaria da Vila foi renovada no final do ano passado. (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)
Mais de 30 petiscos compõem a carta da renovada Cubata. Para acompanhar não falta a mítica cuba - que deu fama à casa - e em dias especiais também se vê a bola.

Domingo continua a ser dia de cuba e picadinho na renovada Cubata. Tradição que atravessa os mais de 60 anos da casa, e que a nova geração à frente do negócio de família fez questão de manter.

No final do ano passado, Catarina Vilaça, juntamente com o marido, Nelson Silva, e o irmão Artur, decidiu pegar na antiga tasca dos pais e dar-lhe um novo ar, mais ligeiro e confortável, a que se juntou ainda uma maior aposta na ementa.

«Sempre foi conhecida pela casa das cubas», conta Artur. Daí o nome. Mas a recente reestruturação fez-lhe merecer o acrescento de Petiscaria da Vila. Além do bar – que serve também gins, vinhos e alguns cocktails mais clássicos -, também a sala de refeições foi totalmente renovada, com bancos e mesas em madeira, apenas pontuada por alguns objetos de outros tempos.

Nas ardósias penduradas numa das paredes pode ler-se alguns dos petiscos que ali se servem. «Já funcionou como ementa, mas entretanto a parede ficou pequena», ri-se Nelson.

De uma mão cheia de petiscos passaram a ter dezenas, que vão mudando a cada passo. Ao típico picadinho – receita original da casa – juntaram-se as bolinhas de alheira, camarões em tempura, taquinhos de bacalhau, omeleta de chouriça e outras sugestões. Para acompanhar, todos os dias há arroz malandro, como o de tomate e feijão branco, saboroso e acabado de sair do lume. É a especialidade de Catarina, que comanda a cozinha ao lado da mãe, Florbela.

De lá, ao almoço também saem os pratos do dia, como a feijoada de choquinhos, e ainda a sugestão mais robusta da ementa, o bife da vazia maturado. Uma opção de peso, que à semelhança de todo o menu, se quer para partilhar.

Em dias especiais – quando há jogo do Benfica – desce a tela e o projetor para se ver a bola. Como se ainda faltassem razões para juntar a família e os amigos em redor de uma daquelas mesas fartas.

Degustação de petiscos
Grupos com mais de 6 pessoas podem optar pelo menu de degustação (15 euros por pessoa), que inclui 16 a 18 petiscos, e ainda sobremesa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

As tábuas são rainhas neste novo lugar em Famalicão
Abriu uma pizaria temática de piratas em Famalicão
Há doces da avó na nova confeitaria de Famalicão




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend