Faro celebra arquitetura modernista com visitas, passeios e um jantar

O The Modernist Weekend promete mostrar por dentro várias casas modernistas de Faro. (Fotografia: DR)
O The Modernist Weekend está marcado para 11 a 13 de novembro na cidade de Faro. Visitas a casas privadas, passeios e um jantar temático na praia de Faro compõem a programação.

Em novembro, Faro reunirá a comunidade de apreciadores da arquitetura modernista com um fim de semana inteiramente dedicado a este movimento arquitetónico tão marcante no sul do país. Chama-se The Modernist Weekend, é organizado por um casal que recuperou um edifício modernista na baixa da cidade, e está marcado para os dias 11, 12 e 13 de novembro com visitas a casas privadas, passeios e um jantar no cenário da praia de Faro.

Falar do movimento do modernismo do sul é falar do arquiteto Manuel Gomes da Costa (1921-2016), natural de Vila Real de Santo António e formado na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi ele que, influenciado por Oscar Niemeyer, Le Corbusier e Frank Lloyd Wright, criou uma linguagem arquitetónica própria, a partir das características da escola moderna, e adaptada ao contexto algarvio (com pouca precipitação e muitas horas de sol).

Christoph e Angelique de Oliveira são o casal â frente do The Modernist Weekend e do alojamento The Modernist. (Fotografia: DR)

A Casa Gago, de 1955, é uma das suas mais emblemáticas obras (de uma lista de 400) e poderá ser visitada durante o The Modernist Weekend. Será uma oportunidade para conhecer os aspetos em que foi inovadora e moderna, à época, relativamente aos materiais, forma e à relação estabelecida entre o interior e o exterior. Outra das casas visitadas por dentro será a Casa Rua de Berlim, do mesmo ano, propriedade de uma família local.

Da rota de visitas fará parte ainda a Casa 1923, considerada um “caso único de Arte Nova com elementos decorativos Art Déco” e recuperada este ano pela PAr – Plataforma de Arquitectura (premiada com Architizer Awards Jury Winner e Best for Green Practices & Sustainability from the Condé Nast Johansens Awards), que manteve a sua identidade com recurso aos saberes e materiais tradicionais da região.

Leia aqui e aqui os roteiros da Evasões pela cidade de Faro.

Ainda dentro de Faro, o The Modernist Weekend promete mostrar em detalhe o alojamento local The Modernist, incluindo o seu pátio interior e o terraço com vista para a Ria Formosa. Desenhado pelo arquiteto Joel Santana, em 1977, como casa e local de trabalho de um despachante marítimo, foi considerado “o prédio mais feio de Faro” até passar para as mãos do casal Angélique e Christophe de Oliveira, que o transformaram num hotel modernista.

São eles, aliás, os organizadores do The Modernist Weekend. Segundo informação divulgada à imprensa, as visitas e os passeios estão limitados a 15 participantes e é necessária inscrição prévia. O acesso às open houses custa 10 euros e cada um tem a duração de uma hora; os walking tours duram duas horas e custam 20 euros por pessoa. As receitas revertem para a preservação e valorização do património.

Junta-se ainda ao evento o britânico Richard Walker, que apresentará uma obra inspirada pelo modernismo alvarvio e que estará em exposição no no Hotel Aeromar, com entrada livre. Este hotel, de resto, será palco do jantar temático “Back to the 70th”, no dia 12 de novembro, durante o qual os participantes poderão visitar o estabelecimento guiados por Gonçalo Vargas, curador da exposição “MGC – Moderno ao Sul”, patente no Arquivo Distrital de Faro.

O jantar custa 35 euros por pessoa e é limitado a 50 lugares, tendo música ao vivo. Em parceria com uma imobiliária local, vai ser possível ainda conhecer propriedades com ADN modernista que estão para venda.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Francisco Gomes, 27 (Faro)
Telefone
961279338
Custo
(€€) Apartamento a partir de 120 euros/noite (mínimo de duas noites; sem pequeno-almoço)~.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend