Apaixonados pelo Algarve, Christophe e Angelique de Oliveira investiram no turismo

de Oliveira numa das varandas do hotel The Modernist. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
Apaixonados por arquitetura e habituados a descobrir a beleza dos lugares menos óbvios, Christophe e Angelique deixaram Paris pelo Algarve, transformando um prédio devoluto em Faro num elegante alojamento turístico.

“Para nós, há dois tipos de experiência de viagem: as uniformizadas, que se podem ter em qualquer parte do mundo, e aquelas que são fontes de inspiração”. Foi o que sucedeu com Christophe e Angelique quando visitaram o Algarve: de tanto usufruir da região – que sempre lhes recorda Palm Springs e o Arizona, pelo clima e pelas paisagens -, houve um dia em que decidiram “arriscar controladamente”, investindo na criação de um alojamento turístico, em “contraciclo” com o que viam à sua volta.

Os ataques terroristas em redor do Bataclan foram a “gota de água” que os fez fazer as malas e sair de Paris – onde têm a Artison Loft Paris, de compra e transformação de antigos imóveis em alojamentos turísticos com personalidade – em direção ao sul português, sublinha Christoph. Ambos com 44 anos – ele filho de conimbricenses emigrados em Paris; ela francesa do lado da mãe e italiana do lado do pai – sempre mantiveram uma relação especial com Portugal. Faro foi a escolha para investir.

“Faro estava degradada, então sentimos ser o momento de olhar para a cidade de forma alternativa, juntando a nossa paixão pela arquitetura modernista [visível em cerca de 500 edifícios na cidade]”, acrescenta Christoph. Ao passar no centro histórico, depararam-se com aquele que era apontado como “o prédio mais feio”, outrora casa e escritório de um despachante de Lisboa. Estava abandonado há 30 anos. Hoje, é o alojamento The Modernist.

“Já temos várias histórias para contar, clientes que se tornaram nossos amigos e que vão participar no Modernist Weekend que vamos organizar em novembro”, conta ele. Designers, arquitetos e artistas são os hóspedes que os procuram, atraídos pelo projeto, com seis apartamentos totalmente equipados, e por tudo o que Faro tem para oferecer. A história, a Ria Formosa, o clima ameno, a gastronomia e a qualidade de vida estão entre os argumentos da região.

 


Três locais favoritos em Portugal


Três locais de eleição em Portugal

Ilha da Armona [Algarve]: “É um sítio único, com aquelas ruas de areia, casas baixas e coloridas que fazem lembrar uma pequena Cuba”. Christophe

Melides [Alentejo]: “É uma aldeia onde o tempo parou e que mostra que o luxo é de uma simplicidade extrema. Gosto de ir beber café à praça central”. Angelique

Alentejo: “As paisagens de pinheiros-bravos no meio da areia branca parecem-me infinitas. São exóticas e relaxantes”. Christophe

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend