Este alojamento em Faro é uma homenagem à arquitetura modernista

O “The Modernist” nasceu num edifício dos anos 1970, na Baixa de Faro. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
No centenário do nascimento do arquiteto modernista Manuel Gomes da Costa, a cidade ganhou o The Modernist. Este alojamento com seis apartamentos é uma ode à arquitetura, da autoria de um casal francês radicado no sul.

De fachada cinzenta e há 30 anos à mercê dos pombos, este prédio de três andares era apontado por muitos como “o prédio mais feio de Faro”, até suscitar a paixão de Christophe e Angelique de Oliveira pela sua arquitetura modernista. Ambos com 44 anos – ele filho de conimbricenses emigrados em Paris, ela francesa do lado da mãe e italiana do lado do pai -, confessam-se fervorosos apreciadores da corrente modernista desde que viajaram por Palm Springs e Miami, na Califórnia, e Phoenix, no Arizona. Quando chegaram a Faro, atraídos pelo sol, quiseram investir. E ficar.

Há 15 anos que o casal, amante de arquitetura e design, se dedica a comprar edifícios históricos e a transformá-los em alojamentos turísticos, através da empresa Artison Lofts Paris. Em Faro, fizeram o mesmo. “Tínhamos uma má imagem da cidade, mas assim que chegámos foi amor à primeira vista. Para nós, que vimos de um meio urbano, isto tem um potencial enorme”, diz Angelique. Assim nasceu o The Modernist, num prédio desenhado pelo arquiteto Joel Santana para a família de um despachante marítimo com três filhos. O escritório era nos dois primeiros pisos.

Descubra aqui o mais recente roteiro da Evasões pelo centro de Faro.

“Para nós é primordial conhecer a história dos edifícios”, atenta Christoph. Além da história, conservaram também a arquitetura original, de fachada cinzenta e com azulejos brancos e bordeaux, assim como as janelas em madeira dos seis apartamentos. O cuidado com a origem e produção dos materiais levou-os a usar pedra algarvia e mobiliário e iluminação produzidos no Algarve ou a menos de cem quilómetros de distância, para promover a economia local e preservar o ambiente. Todos os apartamentos têm cozinha equipada, uma sala ampla e varanda.

Abertos e funcionais, consistem numa única divisão, à boa maneira do modernismo. No quarto, os hóspedes são convidados a conhecer alguns dos 500 edifícios modernistas de Faro num livro editado por Christophe e Angelique, e podem passar o tempo com um jogo de madeira tridimensional. O The Modernist tem ainda um surpreendente pátio interior e um terraço com espreguiçadeiras e duche, debruçado sobre o casario do centro histórico e a Ria Formosa. A pedido, o casal organiza também “modernist tours” para mostrar e contar a história do modernismo do sul.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend