Villa Epicurea, um retiro de bem-estar com vista para a serra da Arrábida

O Villa Epicurea. (Foto: Leonardo Negrão/GI)
Este pequeno hotel, a 40 minutos de carro de Lisboa e a 20 da vila piscatória, tem três quartos e duas casas, uma piscina biológica e boa comida para descansar no meio da natureza.

Quando Mariana descobriu este pedaço de terra em Fetais, no Parque Natural da Arrábida, não havia praticamente nada – só um mar de pinheiros mansos e o oceano. Desde 2019, quem ali chega vê um hotel de baixa intervenção no terreno: existe apenas um edifício principal (onde funcionam o restaurante, sala comum e três quartos no piso inferior), uma piscina ecológica de rebordo infinito; e duas eco-villas com kitchenette, preparadas para animais de companhia. O projeto, despojado de grandes luxos, inspirou-se nas lições do epicurismo, do filósofo grego Epicuro, que defendia a busca da vida feliz através de desejos e prazeres moderados e sem grandes perturbações.

O Vila Epicurea combina conforto e design. Tem peças de artesãos locais, amenities artesanais nos quartos e roupas de cama de linho ou algodão. Na cozinha comum, está agora a jovem belga Lotte, que com um sorriso é capaz de adaptar o menu do jantar a qualquer dieta – sem glúten, vegana ou vegetariana (amuse- bouche, entrada, prato principal e sobremesa a 28 euros/pessoa). O pequeno- almoço é vegetariano e servido em cada mesa, com a variedade esperada. Antes ou depois, há quem faça ioga ou exercício físico, mas também se pode aprender culinária ayurvedica. Ao final do dia, é imperativo subir ao terraço para assistir ao pôr do sol que tinge o hotel de um inesquecível tom dourado.

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

+ O que fazer

Food and the Five Senses
“Despertar a consciência, a intuição e a descoberta” dos cinco sentidos é o desafio lançado pela experiência Food and the Five Senses, da Liminal Sessions, que junta gastronomia e natureza. Quem cozinha são os chefs Lea Mirach e Francisco Basílio. A próxima sessão decorre no Vila Epicurea no dia 5 de junho, limitada a 10 lugares.

Comer n’ O Zagaia
No centro da vila, quem quiser fugir ao fumo dos assadores de peixe pode comer n’ O Zagaia, onde não faltam peixe e marisco com toque de autor e um serviço atento ao detalhe. Aberto de quarta a segunda; encerra terça e quarta ao almoço.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Casalinho, 5A (Fetais, Sesimbra)
Telefone
961719755
Custo
(€) Quartos a partir de 125 euros/noite; eco-villas a partir de 145 euros/noite (sempre com pequeno-almoço).


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245

Artigo originalmente publicado na edição de 21 de maio de 2021 da revista Evasões.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend