Arrábida: uma esmeralda à beira do Atlântico

Praia de Galapinhos. Fotografia: Sara Matos/Global Imagens
A natureza, as praias e as vistas atlânticas dão vontade de ir à Arrábida em passeio, e quem sabe de ficar a dormir no sopé da serra, frente ao rio Sado.

«Alta Serra deserta, donde vejo/As águas do Oceano duma banda/E doutra já salgadas as do Tejo», escreveu Frei Agostinho da Cruz já no seu período de clausura no Convento da Arrábida, algures depois de 1605. Frei Agostinho isolou-se numa ermida para se aproximar de deus e dar asas à poesia, mas também fintava as regras quando ia para a misteriosa gruta da Lapa de Santa Margarida (visitável) pescar e apanhar marisco. Dele e de outros autores, como Sebastião da Gama e Alexandre Herculano, chegaram-nos poemas que ainda hoje são uma inspiração para melhor compreender a Arrábida, quer na sua beleza natural, quer na sua aura espiritual.

O verde luxuriante da serra que se estende por 35 quilómetros continua a encantar quem a visita. É marca de um dos mais nobres exemplos de vegetação mediterrânica em Portugal – repleto de azinheiras, sobreiros e carvalhos -, habitat de lebres, raposas e morcegos, e contrasta com o azul cristalino do mar que muitos julgavam só existir noutros destinos. Águas quase geladas – mas refrescantes para qualquer banhista em dias de sufoco – que na verdade são também casa de mais de mil espécies de fauna e flora marinhas, e estão protegidas pelo Parque Marinho Professor Luiz Saldanha integrado na Rede Natura 2000.

As praias de areia dourada que se estendem de Setúbal a Sesimbra são procuradas por milhares de portugueses e turistas, sobretudo no verão, e três delas têm Bandeira Azul (Figueirinha, Califórnia e Ouro). Quem as visita em Setúbal volta a ter este ano um serviço de autocarros gratuitos entre a Figueirinha e o Creiro (uma vez que o trânsito em automóvel particular está cortado nesse troço), parques de estacionamento ordenados e passadiços nos areais. De Sesimbra a Setúbal e de Setúbal a Palmela, pelas praias ou pelos trilhos, a Arrábida afirma-se como uma das serras mais bonitas da costa portuguesa, apenas a 40 minutos de carro da Grande Lisboa.

 

Ecoparque do Outão

Desde o ano passado que se pode dormir em modernos bungalows de madeira no Ecoparque do Outão, um parque de campismo gerido pela Câmara de Setúbal com noções ecológicas. Para já estão disponíveis cinco casas T1 (com capacidade para um casal adulto e uma criança até aos 14 anos), decoradas com inspiração no mar e na serra, e que garantem conforto e sofisticação próximos dos de um turismo rural. Quem preferir, pode acampar em tendas defronte para o rio Sado ou estacionar a sua autocaravana ou caravana no parque, equipado com balneários, duches, lava-pés e lavandaria, grelhadores sociais, zona de merendas e um parque infantil, entre outros serviços.

 

Restaurante O Farol

Restaurante O Farol, no Portinho da Arrábida.
Fotografia: Sara Matos / Global Imagens

Há 34 anos que se come bom peixe e marisco n’ O Farol, no Portinho da Arrábida, frente ao farol da barra. A praia quase já só tem rochas, mas continua a ser um bom cenário para saborear à mesa umas amêijoas à Bulhão Pato, um camarão cozido e um arroz de amêijoas e gambas. Três especialidades da casa que Orlando Soares, 51 anos, herdou do pai. «Ele sempre privilegiou o peixe fresco, o marisco e pratos típicos como a caldeirada e o arroz de tamboril. Todos os dias vou ao Mercado do Livramento comprar peixe, vegetais e legumes», explica. Os robalos, douradas e salmonetes grelhados fazem o restante menu, cheio de vinhos da região. «Quem reserva a mesa, reserva a mousse» de chocolate servida à fatia e temperada com pimenta rosa e pétalas de sal.

 

Praia de Galapos e Galapinhos

Praia de Galapinhos.
Fotografia: Sara Matos / Global Imagens

Sobre estes areais já muito se escreveu em tom elogioso, mas nunca é demais reforçar por que razões Galapinhos foi eleita a praia mais bonita da Europa pelos utilizadores do website de viagens European Best Destinations. Do cimo da estrada vemo-la «aninhada» num abraço verde da serra, e lá em baixo tem águas transparentes e nenhuma ondulação. Semi-selvagem, esta praia facilmente se transpõe a pé para Galapos (mas só na maré baixa, por causa das rochas), e nessa o cenário é completamente diferente. Mais urbana, Galapos tem um bar e restaurante, palhotas e gaivotas para alugar e um novo passadiço de madeira em toda a sua extensão.

 

Gruta da Lapa de Santa Margarida

Gruta da Lapa de Santa Margarida.
Fotografia: Sara Matos / Global Imagens

Para chegar a esta gruta formada naturalmente na falésia de calcário é preciso entrar num caminho de terra batida a partir a estrada que desce para o Portinho da Arrábida e seguir um trilho com mais de 200 degraus estreitos e cobertos de vegetação. Para baixo todos os santos ajudam, para cima é que é pior, mas o trajeto vale o esforço. Afinal, é um sítio único, acima do mar, e que se sabe ter presença humana desde há mais de 30 mil anos. No século XVIII foi construída uma capela (onde esteve uma imagem de Santa Margarida), que ainda hoje é um lugar de culto, envolto em algum mistério.

 

Miradouro do Convento da Arrábida

Convento da Arrábida.
Fotografia: Sara Matos / Global Imagens

Estacionando o carro neste miradouro que surge a dada altura da EN397-1 (em direção a Setúbal), vê-se logo o casario branco do Convento da Arrábida, à esquerda, o ilhéu da Pedra da Anicha, à direita, e as praias do Creiro, Galapos e Figueirinha ao longe. Mais próximo, na encosta sul da serra, destacam-se quatro capelas e um conjunto de guaritas que foram usadas pelos frades franciscanos entre os sécs XVI e XIX, para veneração dos mistérios da Paixão. Frei Agostinho da Cruz foi um deles. O convento pertence à Fundação Oriente e é visitável mediante marcação prévia.

 

Ultra Aventura

Nadar e mergulhar de cima das falésias da costa da Arrábida em Setúbal ou Sesimbra é agora possível com a Ultra Aventura, empresa de atividades de natureza e aventura que quer dinamizar este tipo de oferta na região. Além do coastering (atividade em que os participantes são levados num speed boat até aos locais de salto), os mentores da empresa, Paulo Fernandes e Luciano Correia, também fazem passeios de stand up paddle (SUP), de caiaque e snorkeling, montanhismo, escalada e rappel, entre outros, tirando partindo da morfologia e beleza da serra. Em qualquer das atividades fornecem os equipamentos necessários para as fazer em segurança.

 

Local de oração

É desconhecida a origem exata do topónimo Arrábida, mas acredita-se que esteja associado ao castelhano «rábida» através do árabe «al-ribat» e «arrábita». O nome pode significar «local de oração».

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Três sítios a não perder em Setúbal à boleia do passe único
Setúbal: esta empresa vende bolas-de-Berlim de barco
Antigo café «A Brasileira» renasce em Setúbal ao sabor do moscatel

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend