Os vinhos do Douro Superior mais uma vez em destaque em Foz Côa

Festival destaca os vinhos produzidos no Douro Superior (Fotografia Ricardo Palma Veiga/DR)
O Festival do Vinho do Douro Superior volta a marcar presença em Vila Nova de Foz Côa, nos dias 24, 25 e 26 de maio. Além das propostas vínicas, o evento conta com uma mostra de produtos regionais e com a música de Sara Correia e António Zambujo.

O evento realiza-se no Expocôa e conta com 100 expositores e um programa que inclui o Concurso de Vinhos do Douro Superior, provas comentadas de vinhos e azeites, um colóquio e mostras de produtos regionais do Douro, Trás os Montes e Beira Interior.

“Durante dez anos, o Festival do Vinho do Douro Superior trabalhou afincadamente para afirmar e posicionar a identidade da região a nível nacional. Passada uma década, sentimos necessidade de dar o próximo passo e apoiar os produtores e o excelente trabalho que é feito no Douro Superior, através da internacionalização”, refere João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas, em nota enviada à imprensa. “Com isso em mente, este ano, pela primeira vez, teremos a presença de profissionais e importadores europeus com experiência na distribuição de vinhos portugueses em diferentes mercados”, conclui.

A abertura da 11ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior está marcada para as 18 horas de dia 24 de maio, sexta-feira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Foz Côa, João Paulo Sousa. Neste primeiro dia, os visitantes poderão assistir à prova comentada “Grandes brancos do Douro Superior”, por Luís Lopes, crítico e editor da revista Grandes Escolhas, e ainda ao espetáculo da fadista Sara Correia (22 horas).

No sábado, dia 25, o destaque vai para o Concurso de Vinhos do Douro Superior, que durante a manhã reúne alguns críticos e profissionais mais importantes do país e, este ano, pela primeira vez, importadores de Itália, Reino Unido, Dinamarca e Suécia.

Em simultâneo, será discutido o impacto do enoturismo na região, com o colóquio “Enoturismo – uma aposta para o desenvolvimento sustentado do Douro Superior”, que inclui a participação de António Pé-Curto, doutorado pelo ISCTE, Rui Dias, Catedrático da Universidade de Évora e José Reverendo da Conceição, Enólogo e Diretor geral da Quinta Vale de Aldeia e o Hotel Rural de Longroiva.

A feira abre portas ao público às 15 horas, estando reservado para este dia duas provas comentadas, uma de “Azeites do Douro Superior e Trás-os-Montes”, por Francisco Pavão, Presidente da Associação Dos Produtores Em Proteção Integrada De Trás-os-Montes E Alto Douro (APPITAD), e outra dedicada aos “Grandes tintos do Douro Superior”, pelo crítico Fernando Melo. António Zambujo, fecha a noite, com um concerto às 22 horas.

No último dia, anunciam-se os resultados do Concurso e tem lugar a última prova comentada, desta vez de “Vinho do Porto”, por Valéria Zeferino. A complementar o programa, os visitantes poderão provar e comprar os diversos vinhos e produtos locais na zona dos expositores, onde também encontram tasquinhas com diferentes opções gastronómicas.

O Festival do Vinho do Douro Superior é organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa e pela revista Grandes Escolhas, tendo como objetivo apoiar os produtores e mostrar o excelente trabalho que é desenvolvido na região. A entrada é gratuita e os horários das atividades podem ser consultados na íntegra no programa do festival. Ver página no FB: facebook.com/festivaldovinhododourosuperior




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend