Lisboa tem um novo japonês saído de um «laboratório»

Numa travessa colada à Avenida da Liberdade, para quem vem da Rua de Santa Marta, abriu um japonês com nome de salão de beleza e algumas propostas mais experimentais saídas do laboratório. No mínimo, ficámos curiosos.

Achá-lo à primeira é um desafio – mesmo para um lisboeta dos sete costados, que os há. Nada, porém, que o GPS não resolva. Já o nome tem uma explicação mais simples: radicado em Portugal há vários anos, o brasileiro Edilson Soares, que muitos conhecem como proprietário e diretor do salão Unique Hair Body & Clinic, quis estender a sua marca de beleza à restauração e uniu-se ao sushi chef Johnny Keep, outro brasileiro, e a Márcio Lemos, sócio da Lifehouse e representante da KM0 (a água Kilómetro Zero, saudável e sustentável, servida no restaurante).

Johnny, que passou os últimos anos na Riviera francesa, é natural de São Paulo e para o Unique Sushi Lab trouxe, com a cumplicidade da mulher, chefe de sala, um tipo de japonês de fusão muito ao gosto brasileiro que, na sua opinião, está em falta em Lisboa. Trocado em miúdos, e fazendo jus à decoração moderna dominada por um jardim vertical numa das paredes, este é um japonês que navega assumidamente entre as cozinhas do Oriente e do Ocidente, sem deixar de fora os combinados de sushi e sashimi, os ramen e ceviches, as gyosa e ainda várias opções lacto-vegetarianas e vegetarianas.

Menos previsíveis são as sugestões da categoria «Especiais do Laboratório» onde o chef dá largas à imaginação, como o fez ao criar o nigiri de percebes, cartão-de-visita da casa – de início, temeu que muitos rejeitassem o forte sabor a mar dos percebes, mas tem sido um sucesso graças à sua combinação com furikake (peixe desidratado e outros condimentos), lâminas de pepino e ikura (ovas de salmão).

Nas sobremesas, há uma tarte de chocolate em parceria com Julie Deffense, cake designer e autora de livros como Os bolos da Julie, e a carta de cocktails foi pensada por João Silva, mixologista que muitos conhecem da Gin Lovers, para ter frescura e não se sobrepor ao sabor mais delicado de alguns peixes.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Gion: Há um novo sushi na Baixa do Porto
Zagaia: Abriu uma nova marisqueira com um sushi bar
Subenshi: Sushi puro e duro no novo restaurante do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend