Subenshi: Sushi puro e duro no novo restaurante do Porto

Num edifício antigo com vista para o jardim da Cordoaria serve-se sushi como manda a tradição e misturam-se sabores ocidentais e orientais. O Subenshi, que tem casa em Aveiro, acaba de instalar-se na Invicta.

O peixe é comprado fresco na lota, aberto, cortado e congelado em azoto líquido para preservar a frescura e garantir a qualidade da nobre matéria-prima. Salmão, atum, peixe-galo, vieira, pargo, cavala, espadarte são alguns dos peixes que depois se transformam em peças de sushi. Antes de chegar à mesa, há muito trabalho na cozinha.

O novo restaurante de sushi na Baixa do Porto tem dois menus à disposição: o kaishi com peças de sushi tradicional para os apreciadores do genuíno gosto do peixe, e o benshi com peças de fusão. No sashimi, há bastante oferta como fatias de atum rabilho, fatias finas de salmão marinadas em limão com pimenta-rosa, ou vieiras em tempura com maionese japonesa.

Também há ceviche com vários peixes marinados em lima com cebolinho e molho ponzu e ainda tártaro de atum-rabilho com guacamole, chalotas, wasabi, cebolinho, gema e tobiko. O especial Subenshi é um rolo frito recheado com camarão, fatias de salmão, queijo-creme e sésamo. E há também pratos quentes de sushi. A casa prima pela apresentação e pelo sabor das peças com diferentes texturas. E cada peça tem a sua personalidade.

Bernardo Embaixador é o proprietário. Tem 28 anos e um negócio que não para de crescer. Apaixonou-se pelo assunto no Brasil, onde viveu três anos, aprendeu a cozinhá-lo e durante dois anos fez sushi ao domicílio até abrir o seu restaurante em Aveiro. Agora abriu uma segunda morada, no Porto, há coisa de dias. Ocupa, por enquanto, dois pisos, em salas aconchegantes de tetos altos e trabalhados, com lareira e azulejos pintados à mão.

No último piso, a sala está decorada com madeira e tem uma varanda ao redor com vista para o jardim. «O edifício ajuda-nos bastante a proporcionar uma refeição mais agradável. É um edifício com muita classe e que tem muita história», afirma Bernardo, que decora os seus espaços sem ajuda de arquitetos. Sai tudo da sua cabeça e é ele que acompanha a execução.

De volta ao prato. Nem só de sushi vive o Subenshi. A carta tem também massas salteadas, panado de porco com molho japonês, hambúrguer de salmão em bolo lêvedo dos Açores. Nas sobremesas, há gelados artesanais da Benareli, marca criada por Bernardo, tarte de feijão japonês, e mini pão-de-ló húmido envolvido em hóstia. A mousse da casa leva chocolate, espuma de wasabi e arroz tufado.

Em abril, abrirá o primeiro piso do Subenshi com espetadas japonesas, «um conceito diferente que vai marcar pela qualidade», garante. Mais uma novidade à espreita.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Carnes de qualidade na nova steakhouse do Porto
Porto: Marisco fresco, cocktails e house no novo Nix Invicta
Sabor a mar com rio à vista no novo restaurante do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend