O típico barbecue do Texas tem nova casa em Alcântara a preços acessíveis

O típico barbecue do Texas tem nova casa em Alcântara a preços acessíveis
Uma casa de barbecue ao estilo do Texas, com forte aposta nas carnes fumadas, acaba de abrir no Largo do Calvário, em Alcântara. O projeto - e o sonho cumprido - é de dois irmãos norte-americanos, que se apaixonaram por Lisboa.

Há pedaços de veículos clássicos presos nas paredes, espelhos retrovisores na casa de banho, torneiras a imitar pistolas de gasolina e placas que vieram diretamente da famosa route 66. Os irmãos Stefan e Daniel Ikelman vivem em Lisboa há dois anos, para cumprir o sonho de abrirem um restaurante em conjunto, mas trouxeram consigo parte dos EUA. O projeto acaba de ganhar vida, forma e sabor, com o The Garage – Smokehouse & BBQ.

Não só na decoração arrojada desta nova casa de Alcântara, no Largo do Calvário, mas também pela recriação, nesta morada, das típicas casas de barbecue norte-americanas. «Há muitos e bons restaurantes de barbecue nos EUA e quisemos trazer isso para cá. Esta é mais fiel às do Texas, com maior aposta nos fumados e foco no sabor», explica, com um português já percetível, Stefan. Conheceu Lisboa pela primeira vez há quatro anos, e apaixonou-se «pelas pessoas, pela comida e pelo sol». «Estava em Frankfurt antes de vir para cá. Lisboa é mais semelhante à nossa cidade», adianta, referindo-se a Albuquerque, no Novo México.

Na cozinha, é o irmão Daniel quem domina as carnes, com recurso a uma cozinha demorada e a baixa temperatura. Um «perfecionista», descreve o irmão. Para trás fica um percurso em vários restaurantes norte-americanos, muitos destes ligados a hotéis Four Seasons, e também pelo Japão. A ajudar estão os dois smokers do The Garage, onde a carne fumada pode ficar entre meia hora a 12 horas, dependendo do tipo. Os irmãos usam carne de vaca premium americana por gostarem mais da sua textura, mas o porco-preto, o frango e o peru são nacionais. «Portugal tem a melhor carne de porco do mundo», frisa Stefan, que sempre esteve ligado à engenharia.

Stefan é um dos irmãos responsáveis pelo espaço. (Fotografias: Paulo Spranger/GI)

As carnes fumadas são a grande aposta desta casa de barbecue.

No The Garage, os molhos são todos caseiros, assim como os picles e o corn bread, seguindo as receitas da avó destes irmãos. «Esta é a comida que conhecemos e que adoramos. Faltava um espaço assim em Lisboa», explica Stefan, junto ao quadro em ardósia onde se escreve, diariamente, os pratos do dia – não há carta fixa.

O gosto particular da dupla de irmãos pela cerveja artesanal, e o facto de a consumirem desde os anos 90 nos EUA, fez com que apostam neste segmento também em Lisboa. Há referências de norte a sul, como a Banona, de Portalegre, e a Letra, do Porto. Mas também se pode optar por um dos cocktails de autor, como é o caso do Garagita, uma versão da Margarita e o preferido de Stefan. Leva ananás e tequila fumados e também é um dos exemplos da sustentabilidade aqui presente, desidratando a casca do ananás e usando-a para decorar a bebida. A reutilização, aliás, também se vê na própria decoração do espaço, com parte da madeira usada nas paredes e no balcão vindas de casas velhas em Alfama e Belém, por exemplo.

Partes de carros antigos e placas da route 66 fazem parte da decoração do novo restaurante de Alcântara.

O The Garage fica situado no Largo do Calvário.

Além disso, o The Garage também tem sandes e hambúrgueres, sendo estes últimos os únicos que não são fumados. Há menus de almoço desde 10 euros e brunch ao fim de semana, a partir dos 9 euros e com várias modalidades. Para saborear num dos mais de 40 lugares na sala interior, ou na esplanada com capacidade para 16 comensais.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo do Calvário, 32 (Alcântara)
Telefone
938975970
Horário
Das 12h00 às 00h00. Domingo, até às 16h00. Encerra segunda.
Custo
() Preço médio: 15 euros a 20 euros.


GPS
Latitude : 38.7048779
Longitude : -9.177026599999976

 

Leia também:

Moamba, moqueca e calulu trazem calor e ritmo ao novo angolano de Lisboa
Há novas pizas em Lisboa feitas com trigo português resgatado da extinção
Há novos petiscos coloridos e uma ode ao mar no coração de Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend