O típico barbecue do Texas tem nova casa em Alcântara a preços acessíveis

O típico barbecue do Texas tem nova casa em Alcântara a preços acessíveis
Uma casa de barbecue ao estilo do Texas, com forte aposta nas carnes fumadas, acaba de abrir no Largo do Calvário, em Alcântara. O projeto - e o sonho cumprido - é de dois irmãos norte-americanos, que se apaixonaram por Lisboa.

Há pedaços de veículos clássicos presos nas paredes, espelhos retrovisores na casa de banho, torneiras a imitar pistolas de gasolina e placas que vieram diretamente da famosa route 66. Os irmãos Stefan e Daniel Ikelman vivem em Lisboa há dois anos, para cumprir o sonho de abrirem um restaurante em conjunto, mas trouxeram consigo parte dos EUA. O projeto acaba de ganhar vida, forma e sabor, com o The Garage – Smokehouse & BBQ.

Não só na decoração arrojada desta nova casa de Alcântara, no Largo do Calvário, mas também pela recriação, nesta morada, das típicas casas de barbecue norte-americanas. «Há muitos e bons restaurantes de barbecue nos EUA e quisemos trazer isso para cá. Esta é mais fiel às do Texas, com maior aposta nos fumados e foco no sabor», explica, com um português já percetível, Stefan. Conheceu Lisboa pela primeira vez há quatro anos, e apaixonou-se «pelas pessoas, pela comida e pelo sol». «Estava em Frankfurt antes de vir para cá. Lisboa é mais semelhante à nossa cidade», adianta, referindo-se a Albuquerque, no Novo México.

Na cozinha, é o irmão Daniel quem domina as carnes, com recurso a uma cozinha demorada e a baixa temperatura. Um «perfecionista», descreve o irmão. Para trás fica um percurso em vários restaurantes norte-americanos, muitos destes ligados a hotéis Four Seasons, e também pelo Japão. A ajudar estão os dois smokers do The Garage, onde a carne fumada pode ficar entre meia hora a 12 horas, dependendo do tipo. Os irmãos usam carne de vaca premium americana por gostarem mais da sua textura, mas o porco-preto, o frango e o peru são nacionais. «Portugal tem a melhor carne de porco do mundo», frisa Stefan, que sempre esteve ligado à engenharia.

Stefan é um dos irmãos responsáveis pelo espaço. (Fotografias: Paulo Spranger/GI)

As carnes fumadas são a grande aposta desta casa de barbecue.

No The Garage, os molhos são todos caseiros, assim como os picles e o corn bread, seguindo as receitas da avó destes irmãos. «Esta é a comida que conhecemos e que adoramos. Faltava um espaço assim em Lisboa», explica Stefan, junto ao quadro em ardósia onde se escreve, diariamente, os pratos do dia – não há carta fixa.

O gosto particular da dupla de irmãos pela cerveja artesanal, e o facto de a consumirem desde os anos 90 nos EUA, fez com que apostam neste segmento também em Lisboa. Há referências de norte a sul, como a Banona, de Portalegre, e a Letra, do Porto. Mas também se pode optar por um dos cocktails de autor, como é o caso do Garagita, uma versão da Margarita e o preferido de Stefan. Leva ananás e tequila fumados e também é um dos exemplos da sustentabilidade aqui presente, desidratando a casca do ananás e usando-a para decorar a bebida. A reutilização, aliás, também se vê na própria decoração do espaço, com parte da madeira usada nas paredes e no balcão vindas de casas velhas em Alfama e Belém, por exemplo.

Partes de carros antigos e placas da route 66 fazem parte da decoração do novo restaurante de Alcântara.

O The Garage fica situado no Largo do Calvário.

Além disso, o The Garage também tem sandes e hambúrgueres, sendo estes últimos os únicos que não são fumados. Há menus de almoço desde 10 euros e brunch ao fim de semana, a partir dos 9 euros e com várias modalidades. Para saborear num dos mais de 40 lugares na sala interior, ou na esplanada com capacidade para 16 comensais.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Moamba, moqueca e calulu trazem calor e ritmo ao novo angolano de Lisboa
Há novas pizas em Lisboa feitas com trigo português resgatado da extinção
Há novos petiscos coloridos e uma ode ao mar no coração de Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend