Há novos petiscos coloridos e uma ode ao mar no coração de Lisboa

Há novos petiscos coloridos e uma ode ao mar no coração de Lisboa
Na liderança do novo Blue, entre a Avenida da Liberdade e o Príncipe Real, o chef João Silva aposta nos pequenos produtores e na produção biológica. Há inspiração no mar, mas a carta é eclética.

O que vem chegando à mesa é eclético na inspiração e técnica, mas transversal em duas vertentes: são propostas complexas em cor e sabor, e com recurso aos produtos de pequenos produtores, muitos destes biológicos. O novo restaurante Blue, que acaba de abrir portas no coração de Lisboa, situado entre a Avenida da Liberdade e o Príncipe Real, é a progressão natural da cozinha de João Silva, chef que já passou pela Bica do Sapato, pelo São Gabriel e pela cozinha sustentável farm-to-table da Quinta do Arneiro, por exemplo.

Aqui, cozinha «produtos da época de forma despretensiosa», explica o chef, que também lidera as propostas gastronómicas do Lumi, no Bairro Alto. O mar, de resto, é uma das principais inspirações. Não só nas fachadas azuis que decoram parte das paredes e do balcão de bar deste descontraído e tranquilo restaurante com mais de 120 lugares, como pelas fotografias a preto e branco de pescadores portugueses na década de 50 e 60. À mesa, essa ode ao que vem ao mar é feita em pratos como o bacalhau com grão, grelos de nabo e broa de milho; o peixe-espada preto crocante com puré de cenoura biológica assada e espinafres; as lulas com tagliatelle, coco, gengibre e coentros; o peixe do dia grelhado, sempre com o mais fresco que se apanha na costa nacional.

O flat bred de beterraba com camarão, pepino, agrião, feta, molho de amendoim e gengibre. (Fotografias: DR)

O peixe-espada preto crocante com puré de cenoura biológica assada e espinafres.

Todos estes são pratos que fazem parte do menu de jantar, onde também há propostas onde a carne reina – casos do bife e hambúrguer de novilho biológicos ou da bochecha de porco assada em baixa temperatura com risoto de cogumelos – e também alternativas vegetarianas, como os gnocchi de batata doce com abóbora hokkaido, espinafres e parmesão.

Ao almoço, reina o buffet a 16 euros mas durante todo o dia, sem horários nem pressas, podem pedir-se os mais de 20 petiscos do All Day Menu, que podem ser saboreados e partilhados tanto no Blue como no rooftop do renovado The Vintage Lisbon Hotel & Spa – o restaurante liderado por João Silva ocupa o piso térreo deste hotel mas tem porta independente para a rua.

Húmus de beterraba e grão, acompanhado de azeitonas do Alentejo; salada de pera assada e folhas verdes com requeijão de Azeitão e amêndoa; ovo escocês crocante com alheira de Mirandela DOP, bulgur e espinafre; flat bred de beterraba com camarão, pepino, agrião, feta, molho de amendoim e gengibre; e a salada de quinoa biológica com queijo feta, beterraba assada, granola salgada e agrião são cinco das várias razões para visitar a nova casa do chef João Silva. Com dias soalheiros, vale a pena provar estas – e outras – propostas na intimista esplanada do Blue, num pequeno terraço, junto a uma gaiola recheada de plantas. Antes de ir embora, experimente o creme brûlée de erva príncipe.

O restaurante tem sala interior e um pequeno terraço com mesas e cadeiras.

O chef João Silva.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Gelados da Santini ganham mais duas lojas na Grande Lisboa
Entrevista: O chef português de Osaka que vem cozinhar a Lisboa
Rossio, um gastrobar com vista para tudo, no centro de Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend