S.J. da Madeira: Abriu uma nova mercearia com tudo biológico

Produtos biológicos são apenas uma grande parte do que esta nova mercearia tem para oferecer. Na Biológica fazem-se também refeições rápidas e lanches gulosos.

Paula Silva e a filha, Francisca Pereira acreditam que «juntos podemos mudar o mundo», e essa foi uma das razões que as levou a abrir uma casa onde só entram produtos biológicos. Pelas prateleiras encontra-se desde os cremes de barrar e frutos secos da +Cru a queijos veganos da Violife, ainda um cantinho com leguminosas, grãos e cereais a granel, e, mais adiante, há também uma área dedicada aos cosméticos orgânicos.

Apesar de 90 por cento das marcas serem importadas, o objetivo é «promover produtos de qualidade e se possível ajudar novos projetos locais e nacionais». Caso do pão biológico da Garfa e dos afamados brownies da bloguer Ani Cooks Vegan, que podem ser devorados na cafetaria que também partilha o espaço. Sim, que aqui não só se compra como também se come.

Paula é quem prepara tudo o que chega à mesa e, natural de Angola, não deixa de lado algumas influências gastronómicas. «Eu achava que a comida vegetariana que provava era muito insípida por isso tentei pegar em receitas tradicionais e adaptar. Uso muitos condimentos, gengibre, curcuma ou cardamomo». E está já a estudar a melhor forma de fazer uma muamba vegetariana.

Mas há que esclarecer que nem tudo o que se come segue esta dieta. «Ao almoço temos sempre três pratos disponíveis, um vegetariano, um que inclui carnes brancas ou peixe e uma opção mais ligeira, como quiche ou salada», explica Francisca.

Massa chinesa com pimentos e camarão grelhado, pastéis de massa quebrada no forno com legumes, espetada de lulas com quinoa, feijoada vegetariana ou até lasanha à camponesa são algumas das sugestões de almoço.

Os doces, que incluem duas opções veganas, não se limitam a rematar o almoço. Bolo de banana, brownies de chocolate e manteiga de amendoim, bolo de cacau com frutos silvestres ou até panquecas de aveia podem ser as estrelas de um pequeno-almoço ou lanche, onde ainda se pode optar por bruschette, smoothie bowls, tostas ou granolas.

A sustentabilidade é outra das máximas do projeto. «Tentamos reduzir o desperdício de papel e plástico, não há palhinhas, sacos de plástico e na casa de banho temos toalhinhas individuais», nota Francisca. Este negócio não é só de mãe e filha, ou não fosse o irmão de Francisca um produtor de mirtilos biológicos, pois claro. São raízes de família, e deram fruto, a Biológica.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Infante D. Henrique, 121, São João da Madeira
Telefone
933422340
Horário
Das 09h00 às 19h00. Terça até às 15h00. Encerra ao domingo.
Custo
() Preço médio: 5 euros


GPS
Latitude : 40.897112351102535
Longitude : -8.493812066270493

Leia também:

Neste restaurante a comida vem do quintal
Tripa de Aveiro chega a São João da Madeira
São João da Madeira: waffles de dia, petiscos à noite




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend