Neste restaurante a comida vem do quintal

É mercearia e restaurante e tudo o que está nas prateleiras e no prato é fresco e da horta. O Aconchego do Quintal, em São João da Madeira, é um lugar para comer do pequeno-almoço ao jantar, incluindo pratos sem açúcar, glúten ou lacticínios.

O pão é feito sem produtos químicos, os frescos são apanhados na horta, o queijo é artesanal e até as sobremesas são saudáveis. Como diz o slogan deste restaurante, ali serve-se “comida de verdade”, saída do quintal e para mais num espaço bem acolhedor. Não é por acaso que se chama Aconchego do Quintal, com os olhos a fixarem-se, logo à entrada, nos muitos produtos alimentares que enchem as prateleiras até ao teto. Um escadote ajuda Francisca Feiteira, mentora do espaço, a chegar às granolas, manteigas, frutos secos, óleos de coco, biscoitos.

Francisca aposta em chocolates da Feitoria do Cacau (produtor artesanal de Aveiro) e nos queijos produzidos em Ossela, Oliveira de Azeméis. São os mesmos que são servidos nas tábuas, até porque os ingredientes usados na cozinha estão ali mesmo à mão de semear.

Os legumes e vegetais são do quintal de Francisca ou então da Casa Agrícola de Arouca que vende hortícolas de produtores locais. A jovem de 25 anos descobriu a paixão por cozinha saudável e sustentável quando fez uma investigação sobre biológicos, enquanto trabalhava no Consulado Britânico, no Rio de Janeiro. Percebeu que era nisso que queria trabalhar e largou tudo para regressar a Portugal.

Neste restaurante não entra comida processada.

Em casa, em Arouca, desde pequena comia carne de produção doméstica e o que a horta dava, mas foi preciso atravessar o Atlântico para chegar a um negócio assente nesse princípio. Estava habituada a cozinhar para os amigos e decidiu arriscar com a mãe neste espaço, em S. João da Madeira, onde não entra comida processada. Ao pequeno almoço, há as tradicionais torradas, papas de aveia ou iogurte com granola e compota tudo feito por Francisca.

Ao almoço, os vegetais ocupam grande parte do prato. E pode-se comer, por exemplo, um prato de quinoa, húmus, beterraba e beringela grelhada. Ou então uma sanduíche com pão de Ul ou ainda ovos mexidos com presunto, um dos pratos mais pedidos. Para acompanhar há cerveja artesanal, vinho a copo ou o sumo natural do dia. Nas sobremesas, o cheesecake tem sido o preferido, mas também há brownie de batata doce ou trufas. A oferta vai variando, o que não muda é o facto de não levarem açúcar, glúten ou laticínios.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida do Vale, 617, São João da Madeira
Telefone
256888064
Horário
De segunda a sábado, das 9h00 às 19h00. Encerra ao domingo.
Custo
() Preço médio: 10 euros


GPS
Latitude : 40.9020337903601
Longitude : -8.484398368122811

Leia também:

Este restaurante tem o Melhor Pão de Ló do Universo
Tripa de Aveiro chega a São João da Madeira
Um restaurante palacete em São João da Madeira