Império Avillez traz a Ásia ao Chiado em duas novas cozinhas

Império Avillez traz a Ásia ao Chiado em duas novas cozinhas
O império de José Avillez expande-se pelas mãos do chef Estanis Carenzo, com dois novos restaurantes asiáticos debaixo do mesmo teto no Chiado: Rei da China e Casa dos Prazeres. As cozinhas, contudo, são diferentes.

O destino atual é Lisboa, mas esta viagem já passou por várias cidades. Nasceu em Buenos Aires, trabalhou em Paris, Nova Iorque, Madrid. Formou-se em Tóquio e apaixonou-se pela sua cultura e cozinha. Um percurso que deu agora dois frutos na capital, com a abertura de Casa dos Prazeres e Rei da China, dois restaurantes asiáticos na mesma morada mas em espaços separados, no Chiado, resultado da amizade que Estanis Carenzo criou com José Avillez.

Nesta parceria mútua entre ambos, aposta-se em duas dinâmicas. No Rei da China, uma sala mais pequena, a comida de rua asiática é a protagonista, para provar ao balcão ou comprar e levar. Há escabeche de algas e abóbora assada, chamuça de caril de grão-de-bico ou salada japonesa de grelos, mas vale a pena provar as interpretações de Carenzo no que toca a sopas clássicas como ramen, pho e dandan.

 

As medusas néon à entrada da Casa dos Prazeres.

Na Casa dos Prazeres, aproxima-se a cozinha nipónica ao produto e influência portuguesa.

A Casa dos Prazeres.

Na Casa dos Prazeres, come-se sem pressas, com tempo e na companhia de amigos ou família. À meia-luz, num espaço mais intimista, inspirado «na Lisboa multicultural de hoje», explica o argentino. Basta deixar-se guiar pelas medusas rosa fluorescente que brilham no escuro e decoram a escadaria. E aqui, estreita-se de forma mais vincada a ligação entre Ásia e Portugal. Uma descoberta para Carenzo, especialista há anos na cozinha nipónica que agora se aventura nos sabores e produtos portugueses.

Caril de porco em vinha d’alhos, com entremeada de porco curada, vinho da Madeira e cenouras assadas; rolos vietnamitas recheados com porco preto e caranguejo; e as amêijoas à Bulhão Pato de férias no Sudeste Asiático – é assim o nome do prato – uma versão do clássico mas com um molho mais intenso e picante, são alguns dos pratos desta casa onde tudo é preparado ali, dos caldos das sopas à massa das chamuças. Para compor o ramalhete, cerveja japonesa, sake ou um dos cocktails com assinatura. O Gimlet Lisboeta, com gin, sumo de lima e licor de ginjinha, é o suficiente para antecipar a chegada do verão.

No Rei da China, a comida de rua asiática é a protagonista.

Ambos os restaurantes ficam na Rua Nova da Trindade, no Chiado.

 

Partilhar
Morada
Rua Nova da Trindade, 13, Chiado
Telefone
211342160
Horário
Das 19h00 às 00h00. Bar até às 02h00. Encerra domingo e segunda.


GPS
Latitude : 38.712523
Longitude : -9.142667599999982
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua Nova da Trindade, 13, Chiado
Telefone
211342160
Horário
Preço médio:12 euros


GPS
Latitude : 38.712523
Longitude : -9.142667599999982
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica

 

Leia também:

Há sabores libaneses no novo restaurante de José Avillez
O Mini Bar do chef Avillez já está no Porto
5 coisas que tem de saber sobre a nova Cantina Zé Avillez




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend