Receita de garoupa com feijoca de Justa Nobre

Temos muitas vezes receio de levar para casa peixes que no mercado parecem estar a sorrir-nos, por depois não lhes sabermos dar a volta na cozinha. A chef Justa Nobre, do À Justa, partilha uma receita que não só nos faz perder o medo como junta o que a terra dá, para um prato que faz brilhar.

Garoupa assada com feijoca e mini-vegetais
(para quatro pessoas)

Ingredientes:
– 4 lombos de garoupa de 180g com pele
– Sal e pimenta q.b.
– 3 colheres de sopa de azeite

Para a feijoca:
– 400g feijoca cozida
– 1dl azeite
– 2 dentes de alho laminados
– 300g tomates maduros e rijos
– 0,5dl vinho branco
– 1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco
– Sal e pimenta q.b.
– Caldo da feijoca q.b.

Para os vegetais:
– 4 mini-courgetes
– 4 mini-cenouras
– 2 mini-couves
– Flor de sal e pimenta q.b.

Preparação:
– Temperam-se os lombos de garoupa com sal e pimenta, marcam-se numa frigideira com um fio de azeite dos dois lados e levam-se ao forno acabar de assar.
– Num tacho baixo e largo, põe-se 1 decilitro de azeite, o alho laminado e deixa-se alourar. Junta- se a feijoca, o tomate aos cubos sem sementes, o vinho branco e o tomilho. Tempera-se de sal e pimenta. Se necessário juntar um pouco de caldo de cozer a feijoca. Reserva-se.
– Cortam-se os mini vegetais ao meio na diagonal e salteiam-se com um fio de azeite. Temperam-se com q.b flor de sal e pimenta.

Texto do crítico Fernando Melo
Uma garoupa pode ser muito grande, há histórias de pescarias protagonizadas por peixes gigantes deglutem outros mais pequenos sem hesitar sequer. Esses animais possantes medram nas nossas águas frias e constroem o sabor e a textura que tanto apreciamos na grelha ou no forno. A chef Justa Nobre, do À Justa, na Ajuda, trabalha de forma excelente a garoupa, é dos seus peixes favoritos. O à-vontade com que lida com ela foi ao longo dos anos permitindo a criação de receitas que puxam também pelo produto da horta.

A feijoca é uma leguminosa a que a raiz transmontana a habituou desde pequena e liga bem com praticamente tudo. Ligeiramente mais doce que o feijão branco, empresta complexidade aos caldos de fundo português, ao mesmo tempo que se deixa impregnar facilmente por sucos e temperos de um assado de carne ou peixe. Não espanta por isso que lhe ocorresse oferecer em carta no seu restaurante da Calçada da Ajuda. a solução mar-terra que o encontro da feijoca com a garoupa proporciona.

Junta-lhe ainda legumes miniatura, para acentuar riqueza e sabores, mantendo a simplicidade que é sempre seu apanágio. Receita para praticar e servir a gosto nas nossas casas, fonte de ideias de variações para a família. Boas experiências!

 

Leia também:

Lisboa: Há almoços de domingo no Sheraton até às 17h00
Enóphilo: Mais de 300 vinhos à prova na Alfândega do Porto
Cascais tem uma duna capaz de mover-se até 1 km por ano. Saiba porquê




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend