Cascais tem uma duna capaz de mover-se 10 metros por ano

Está inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais, tem como vizinhas estas duas vilas e está rodeada de boa companhia – mar e serra. Na Duna da Cresmina, no Guincho, o verde da vegetação agrada à visão e o barulho das ondas embala a audição.

Esta experiência que foi enaltecida há cerca de uma década, quando aqui foi construído um passadiço de dois quilómetros que permite percorrer grande parte da duna de 66 hectares. Quer seja em passos mais rápidos, como os de quem ali faz exercício físico de manhã, ou com mais tempo, como os passeios em família ao fim de semana. Incluindo os elementos de quatro patas, sempre bem-vindos desde que com trela.

Esta é uma duna parabólica inserida num corredor eólico e consegue mover-se uma média de 10 metros por ano. O que, na prática, quer dizer que os cenários na Cresmina vão mudando ao longo de 12 meses. O percurso faz-se facilmente mas tem algumas subidas e descidas em degraus. A pensar numa melhor circulação, parte do passadiço será adaptado em breve, de forma a conseguir ser percorrido via cadeira de rodas, promete a Cascais Ambiente, responsável pela gestão. É também esta a empresa que organiza percursos guiados e iniciativas como observação de aves, consoante reserva prévia.

Nas dunas com menor vegetação podem ver-se pegadas de perdizes e coelhos, alguns dos animais que por ali passam. Ainda nos destaques de fauna e flora, uma das plantas da Cresmina, a Armeria welwitschii, por exemplo, é uma espécie nativa deste tipo de ecossistema e pode observar-se ao longo do passeio.

Os bancos de madeira situados ao longo do passadiço asseguram momentos de descanso ao longo do passeio, assim como a esplanada do bar do Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina, situado numa das duas entradas do passadiço. Os snacks são variados mas a vista panorâmica mantém-se sob as praias do Guincho e da Cresmina. Para abrir o apetite.

 

Onde comer e beber

Fortaleza do Guincho
A premiada alta cozinha de Miguel Rocha Vieira, assente no peixe e marisco frescos da costa e nos produtos nacionais, traduz-se em pratos como o peixe-galo a baixa temperatura com alcachofras e lula dos Açores ou o porco preto com xerém de amêijoas.

Greenwish
Um passeio pelo passadiço da Cresmina rima com a essência do Greenwish. De dia é uma cafetaria de comida saudável, e à noite torna-se num bar. O cocktail da casa mistura vodka, espinafre, pepino e maçã verde. Do lado de fora da porta fica o plástico: as embalagens são de papel e os talheres de bambu.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Passadiços do Paiva: Ar puro e belas paisagens
Passadiços de Vila do Conde: passeio junto ao mar
Passadiço de Aveiro: Descobrir os encantos da ria a pé




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend