Portugal tem cinco novas estrelas Michelin – e vai ter a sua própria gala

O caril verde do restaurante Encanto, nova estrela do Guia Michelin 2023. (Fotografia de Grupo José Avillez)
Há mais cinco restaurantes portugueses com uma estrela Michelin, entre eles o primeiro vegetariano a receber a distinção, o Encanto (Lisboa), de José Avillez. A partir do próximo ano, Portugal irá organizar uma cerimónia autónoma de atribuição das estrelas.

O Guia Michelin antecipou um “ano histórico” para Portugal, e a promessa cumpriu-se. Entre as cinco novas entradas na constelação Michelin – o mesmo número da edição anterior -, está o primeiro restaurante vegetariano a conquistar uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’) para território nacional: o Encanto (Lisboa), dos chefes José Avillez e João Diogo. Avillez junta assim esta distinção às duas estrelas que manteve no seu Belcanto, em Lisboa, e a outra na Tasca, no Dubai.

Em Lisboa, também as cozinhas de influência nipónica dos restaurantes Kabuki, nas galerias do hotel Ritz Four Seasons e liderado por Paulo Alves, e do Kanazawa , chefiado por Paulo Morais, ganharam lugar no Guia Michelin 2023, assim como os portuenses Euskalduna Studio, do chef Vasco Coelho, e Le Monument, inserido no Le Monumental Palace, na Avenida dos Aliados, e comandado por Julien Montbabut, que volta a arrecadar uma estrela, depois de já a ter conquistado em restaurantes anteriores.

Pelo terceiro ano consecutivo, regressaram também as “estrelas verdes”, uma iniciativa do Guia Michelin que distingue os restaurantes com práticas sustentáveis e preocupação ambiental. Em território nacional, estreia-se nesta lista o Mesa de Lemos, do chef Diogo Rocha, em Silgueiros, Viseu.

Portugal manteve ainda os mesmos restaurantes que no guia anterior foram distinguidos com uma e duas estrelas (‘cozinha excecional, merece o desvio’), e a classificação máxima, de três estrelas (‘cozinha de nível excecional, justifica a viagem’), continua inalcançada.

A gala de revelação dos restaurantes de Portugal e Espanha distinguidos na edição de 2023, que decorreu esta terça-feira na cidade espanhola de Toledo, trouxe mais do que estrelas para a alta cozinha portuguesa: “A partir do próximo ano, não vamos ter apenas uma celebração, mas duas, em Espanha e Portugal”, anunciou o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, na abertura da cerimónia. Há mais de uma década que cada edição é apresentada numa única cerimónia, que decorre normalmente numa cidade espanhola (à exceção de 2018, em Lisboa).

Outra novidade deste ano foi a atribuição do prémio Sala, que distingue o trabalho das equipas de sala, atribuído a Toni Gerez, chefe de sala e sommelier do Castell Peralada, em Peralada, Girona.

Consulte aqui a lista atual dos 38 restaurantes com estrela Michelin em Portugal:

2 estrelas (7 restaurantes)
Alma – Lisboa
Belcanto – Lisboa
Casa de Chá da Boa Nova – Leça da Palmeira
Il Gallo d’Oro – Funchal
Ocean – Porches
The Yeatman – Vila Nova de Gaia
Vila Joya – Praia da Galé

1 estrela (31 restaurantes)
Encanto – Lisboa NOVO
Kabuki – Lisboa NOVO
Kanazawa – Lisboa NOVO
Euskalduna Studio – Porto NOVO
Le Monument – Porto NOVO
Vila Foz – Porto
Cura – Lisboa
Esporão – Reguengos de Monsaraz
A Ver Tavira – Tavira
Al Sud – Lagos
100 Maneiras – Lisboa
A Cozinha – Guimarães
Antiqvvm – Porto
Bon Bon – Carvoeiro
Eleven – Lisboa
Eneko – Lisboa
Epur – Lisboa
Feitoria – Lisboa
Fifty Seconds – Lisboa
Fortaleza do Guincho – Cascais
G Pousada – Bragança
Gusto by Heinz Beck – Almancil
LAB by Sergi Arola – Sintra
Largo do Paço – Amarante
Loco – Lisboa
Mesa de Lemos – Silgueiros, Viseu
Midori – Sintra
Pedro Lemos – Porto
Vista – Portimão
Vistas – Vila Nova de Cacela
William – Funchal




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend