Novo Kabuki leva fusão entre o Japão e o Mediterrâneo às galerias do Ritz

A bento-box disponível no bar Kikubari. (Fotografia de José António Aparício)
O novo Kabuki, nas galerias do Ritz Four Seasons, é o primeiro restaurante do grupo espanhol em Portugal. Tem bar, sala de degustação e propõe uma interessante fusão entre o Japão e o Mediterrâneo. A cozinha, chefiada por Andrés Pereda, privilegia o pescado português.

Tal como no Japão, o ambiente do novo Kabuki Lisboa é bastante sóbrio: a frieza dos materiais utilizados na decoração, o intimismo da luz sobre as mesas, a discrição dos nichos da sala principal. Nela, só a parede por trás do balcão de sushi ressalta com um colorido painel que representa os cinco elementos da natureza no Japão (vento, fogo, água, terra e éter), da autoria da designer Carlota Pereiro.

O chef Andrés Pereda não veio do Japão, mas de uma década no Kabuki Kōmori, em Valência, para chefiar a cozinha do novo projeto do grupo espanhol em Lisboa. “A cozinha japonesa é muito adaptável” às fusões, começa por dizer. A carta terá sempre os clássicos Kabuki – como os nigiri de ovo estrelado e patê de trufa, de toro (atum) al pastor e de bife tártaro -, mas a ideia é vir a adaptá-la também a Portugal. Na escolha dos produtos e ingredientes já o fazem, mergulhando na profusa costa.

(Fotografia: DR)

“Costumamos trabalhar com salmonete, choco, imperador, besugo, cavala, robalo, vieira, lírio dos Açores, ostras de Setúbal e marisco algarvio”, atesta Paulo Alves em posição de liderança no balcão de sushi, após 12 anos no grupo Sushi Café e passagens pelo Midori (Michelin) e Kabuki Tenerife. Tanto no balcão como nas mesas é possível escolher entre menu de sushi, menus de degustação (de 100 e 135 euros) e pratos à carta.

No dia em que a Evasões visitou o espaço, foram sugeridos como aperitivos da degustação croquete de maguro (atum bluefin) com katsuobushi e maionese picante; pickles japoneses e mexilhão gratinado com molho hollandaise, assim como beringela com molho miso. Do menu constam, entre outros, ussuzukuri de peixe branco com molho ponzu;
barriga de atum com pão e puré de tomate (pa amb tomaquet, receita de uma tapa tradicional da Catalunha); e tártaro de salmão picante com ovo estrelado, cebolinha e batata negra das ilhas Canárias. Tudo servido em loiças japonesas. Já os nigiri, pincelados com soja e temperados com wasabi, permitem-se comer com as mãos.

(Fotografia de FICOPE)

Uma das sobremesas é nada mais que um pastel de nata com toque japonês, isto é, arroz glutinoso recheado com nata e base de massa molhada. Quem optar pela harmonização vínica pode entregar-se às sugestões do head sommelier Filipe Wang (ex-Alma), que conta com uma lista de 350 referências. Há uma clara aposta no champanhe, assim como em vinhos da Borgonha, riesling, sake e xerez.

No bar Kikubari, acessível pelo piso térreo das galerias do Ritz, as bebidas assumem um maior protagonismo, em especial os cocktails reinventados com ingredientes japoneses como o yuzo (laranja), o umeshu (ameixa verde) e o sake. Aqui há também uma carta de snacks e refeições ligeiras, sendo possível almoçar de terça-feira a sábado optando pelo menu Bento Bar ou pelo menu Bento Kikubari (duas bento-boxes com arroz, proteína e legumes em conserva ou cozidos).

Mais exclusivos são os menus da sala Kabuki Experience, com capacidade para 30 pessoas, que abriu ao público e meados de fevereiro. Aí existem cinco menus de degustação: o Japonês Clássico à terça-feira, o menu Família do Atum à quarta, o menu Gyoza-Yakitori à quinta, o Kabuki Sushi à sexta e o menu de Noodles ao sábado. As harmonizações incluem vinhos, cervejas, sakes e chás e são da autoria do head sommelier Filipe Wang. Também há, por fim, uma carta de cocktails de autor feitos com ingredientes da cozinha do Kabuki.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Castilho, 77 (Parque Eduardo VII), Lisboa
Telefone
212491683
Horário
Restaurante De terça a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 24h (cozinha fecha às 22h30). Kabuki Experience De terça a sábado, das 12h30 às 15h. Bar Kikubari Terça e quarta-feira, das 12h30 às 24h. De quinta a sábado, das 12:30 às 02h. Encerram ao domingo e segunda-feira.
Custo
(€€) Preço médio: 80 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend