No The Flaviis há brunch todo o dia e carne barrosã à noite

Legado flaviense, inspiração romana e decoração retro num espaço onde se junta carne certificada com um brunch diferente no Porto.

No The Flaviis, o novo restaurante à entrada da rua de Cedofeita, há, durante todo o dia, um brunch à carta, que prima pela diversidade, com opções para todos os gostos. Ovos estrelados, mexidos ou Benedict. Panquecas, normais ou de aveia, com coberturas à escolha, como fruta fresca, frutos secos, granola, compota, chantilly e mel. Tostas em pão rústico, bagels, e ainda smoothie bowls, brushette e saladas com nomes de deuses e figuras da mitologia romana.

E como não podia deixar de ser, também há os pastéis de chaves, ou não fossem os proprietários Jorge Gonçalves e a irmã, Vanessa, os mesmos da cadeia A Loja dos Pastéis de Chaves.

«Quem gosta de carne e vem aqui comer uma posta é garantido que sai satisfeito.»

Foram as suas origens flavienses que influenciaram o tema do restaurante e o próprio nome, em homenagem à terra do norte transmontano, outrora chamada de Aquae Flaviae, pelo imperador romano Tito Flavio Vespasiano. O imperador costumava frequentar os balneários termais, cujas ruínas ainda podem ser vistas na atual cidade de Chaves. As referências a este legado estão um pouco por toda a sala, desde os vasos, à coroa de louros, passando pela representação do próprio imperador numa das paredes.

Já à noite, as especialidades são outras, com mais substância. O espaço vira steakhouse, com um único lema, a «simplicidade», lembra Jorge, que declara ainda: «quem gosta de carne e vem aqui comer uma posta é garantido que sai satisfeito».

Aqui só entra carne barrosã certificada, em diferentes cortes, a saber, lombo, alcatra, picanha, e costeleta. De recomendar o bife Flaviis, bife de alcatra grelhado, com molho de camarão. Os acompanhamentos há-os tradicionais, como o arroz de feijão, e mais contemporâneos, como chips de batata doce. Na ementa também há a típica francesinha e, para agradar a todas as dietas, brevemente vai ser introduzida a francesinha vegetariana.

Neste espaço de tons verdes, mesas em mármore e cadeiras de café dos anos 50, os serões são calmos e descontraídos, com música ambiente e serviço de bar que inclui uma vasta seleção de vinhos do Porto, todos da Quinta do Noval, gins, whiskys, cervejas artesanais e cocktails, para fazer um brinde com os amigos – e com o imperador Tito.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Cedofeita, 13, Porto (Cedofeita)
Telefone
222080074
Horário
Das 10h00 às 23h30. Encerra à segunda.
Custo
() Preço médio: 10/25 euros (brunch/jantar)


GPS
Latitude : 41.14900084285503
Longitude : -8.616303159489803

Leia também:

Nova forneria do Porto tem pizas e muito mais
Neste restaurante vê-se a cerveja crescer da moagem até ao copo
A tapioca é rainha neste novo espaço no Porto