Porto: Na Bonina comem-se doces e snacks da época

Bolos, bolachas e compotas caseiras compõem o balcão da cafetaria Bonina, de portas abertas desde o início de fevereiro. A juntar aos doces há ainda sugestões de almoço. Tudo feito com frutas e legumes da época.

Foi numa margarida selvagem, de nome bonina, que Adriana Assunção se inspirou para batizar a sua pequena cafetaria, escondida no primeiro piso do edifício da Federação das Associações Juvenis do Porto. Ali prepara doces e refeições leves com frutas e legumes da época, que vêm diretamente, ora do quintal da avó, em Santa Maria da Feira, ora dos produtores locais que à quinta-feira enchem o mercado de São João da Madeira.

«No início de fevereiro havia muitas abóboras, então fiz compota de abóbora e gengibre», conta Adriana, à qual se juntaram ainda a de maçã e alecrim, e a geleia de marmelo e alfazema. São algumas das opções para acompanhar o pão de fermentação lenta do Pão da Terra, que pode casar ainda com manteiga de amendoim, húmus, mel e até azeite.

Todos os dias há um bolo à fatia, uma variedade de muffins e duas de bolachas, sempre com sugestões veganas. Já se mostraram ao balcão o bolo de banana com canela, os muffins veganos de coco e chocolate, os mini cupcakes com cerveja preta e ainda o bolo de ricota, limão e clementinas marinadas.

Foi aos 32 anos – já lá vão cinco – que Adriana trocou o design de multimédia pela cozinha. «Estava saturada do computador e decidi tirar um curso na Escola de Hotelaria do Porto», conta. Daí até dar vida à Bonina passou por várias cozinhas da cidade, como a do Época, sempre ligada à alimentação vegetariana.

Além dos doces, ao almoço também há um snack, que muda todas as semanas e é parte de um menu (4,50 euros) que inclui sopa e uma infusão. Arepas com couve branca estufada e especiarias, salada de couve galega com feijocas, cenoura picante e milho crocante, ou até focaccia com beringela em azeite, cenoura assada e maionese vegetal já foram algumas das sugestões.

Para acompanhar há café de especialidade da Vernazza, cerveja artesanal da OPO74, infusões, sumos naturais e kombucha, «bebida probiótica feita a partir da fermentação do chá verde ou preto, a que depois se junta algum sabor, como a flor de sabugueiro por exemplo», explica Adriana.

A cafetaria junta ainda o título de espaço de exposições e sala de espetáculos, já que todos os meses acontece ali um concerto e é inaugurada uma nova mostra de fotografia ou pintura. As peças adornam as paredes, ao lado dos vasos de diversas plantas, que mostram o gosto de Adriana pela botânica. Houvesse ainda alguma dúvida.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Mouzinho da Silveira, 234, 1º andar, Porto (Baixa)
Telefone
914523081
Horário
Das 10h00 às 18h00. Encerra ao domingo e à segunda.


GPS
Latitude : 41.14381912053872
Longitude : -8.612606250926206

Leia também:

Há lanches reconfortantes na nova cafetaria do Porto
No Porto há uma cafetaria que vende Amor em Fatias
Porto: Nesta nova cafetaria mandam os produtos da estação




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend