Porto: Nesta nova cafetaria mandam os produtos da estação

A Early, a nova cafetaria da rua dos Bragas, só serve produtos locais e da estação. Para matar saudades de outras épocas, há compotas e picles.

«Quebrar com o padrão de consumo dos mesmos produtos frescos durante todo o ano» é o propósito da cafetaria Early, segundo explica Emanuel Sousa, que se lançou neste projeto com a irmã Patrícia. A dupla está habituada a criar novos espaços, depois de ter criado a guesthouse Rosa et At Townhouse (onde se iniciaram nos brunchs e na aposta nos produtos sazonais) e ainda a concept store Earlymade, também ali em Cedofeita. Desta vez, os irmãos Sousa querem ser firmes no caminho de trabalhar apenas ingredientes de proximidade, da época, de comércio justo e pouco manipulados.

Na Early, há sugestões para pequeno-almoço, almoço e lanche, mas também já se alimenta a ideia de introduzir um menu de jantar no próximo ano. A variedade não é um problema: quando deixar de haver morangos frescos, por exemplo, não é preciso esperar pelo próximo verão. Durante o ano, servem-se os produtos em conserva. «Como as nossas avós faziam, em compotas e picles», explica Emanuel.

Para começar bem a manhã ou fazer um lanche reforçado pela tarde há sempre uma montra recheada de bolos, de gengibre e especiarias, banana, ou até mesmo bolo de chá, que muda diariamente. Há ainda croissants, scones e outros doces caseiros. Não falta também uma boa variedade de pão de fermentação lenta, de alfarroba, trigo ou sementes, entre outras opções, do qual se fazem as tostas.

«A ideia é que seja uma surpresa quando se vem cá muitas vezes»

Salada de fruta com iogurte e granola caseira, pudim de chia com leite de amêndoa, banana da Madeira e bagas, ou até uma rabanada com bacon, chutney de pimentos e xarope de ácer complementam a carta. Para beber, há sumos naturais, águas aromatizadas e café de especialidade, da Vernazza. Já o menu de almoço muda semanalmente, de acordo com os ingredientes disponíveis, e inclui sempre uma opção vegetariana, além dos pratos de peixe e carne. Nessa carta, há pratos como salada de presunto bísaro, pêssego, mozarela, trigo sarraceno e quinoa.

«A ideia é que seja uma surpresa quando se vem cá muitas vezes», nota o proprietário. A cerveja artesanal, os vinhos portugueses e os cocktails acompanham tanto refeições mais substanciais, ou as tábuas de petiscos ao final da tarde (entre os 9 e os 15 euros). Qualquer que seja a refeição, certo é ser composta de «produtos que vêm da terra», para saborear num ambiente que conta muitas histórias das viagens de Emanuel. Assinale-se do ambiente as bancadas em mármore, as cadeiras que chegam dos anos 1960 e ainda os candeeiros checos em estilo industrial.

Cofre

O grande cofre que se destaca na decoração foi herdado da loja que ali exista antes, a livraria e discoteca Contraste.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Há uma nova cafetaria saudável na Baixa do Porto
Porto: 6 novos espaços de café de especialidade e doces
As 12 novas cafetarias do Porto que é preciso conhecer




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend