Este restaurante traz a América do Sul até ao Cais do Sodré

Atravessar o Atlântico tornou-se mais rápido. O El Gordo, na Rua do Alecrim, trouxe os ecléticos sabores e ritmos sul-americanos ao Cais do Sodré, com foco argentino e brasileiro.

 

Chamou El Gordo ao restaurante pela alcunha que teve em tempos. «Já consegui emagrecer mais de 40 quilos», atira Nuno Almeida, que escolheu o número 23 da Rua do Alecrim, no Cais do Sodré, para o seu novo negócio. Refere-se ao peso que tinha há cerca de 30 anos, quando abriu o primeiro El Gordo, na altura no Bairro Alto.

O nome manteve, mas a inspiração é outra. Neste novo espaço, as influências gastronómicas são sul-americanas, em especial argentina e brasileira, com apontamentos portugueses. Uma ideia que começou a ganhar asas nos últimos anos, desde que vive entre o Brasil e Portugal.

Na multicultural carta estão pratos como bolinhos de feijoada à brasileira; moqueca de garoupa com batata doce e bobo de camarão com arroz maluco. Ou carne do sol (bovina e típica do nordeste brasileiro, conservada em sal) com mandioca frita e torresmos à mineira. A estes juntam-se bochechas de porco preto com puré de batata trufado; croquetes de picanha, abacaxi grelhado com camarão; ceviche de vieiras com batata doce e variados grelhados no carvão.

«A qualidade da matéria prima é o mais importante», conta Nuno, que tem no seu filho, Salvador, o braço direito. No El Gordo, a carne vem da Argentina e do Uruguai, de animais criados no pasto e sem recurso a ração. Já o peixe é nacional, para aproveitar os recursos locais. Mas não só: há pratos vegetarianos, como moqueca de legumes e spaghetti pommodoro.

A abrir o apetite, e os sentidos, está a detalhada decoração do El Gordo, exótica e garrida em cores. Aos quadros com rostos de várias etnias juntam-se cobras fixadas nas paredes e papagaios presos ao teto. Espalhados pelo restaurante estão arcos e flechas de madeira, coroas indígenas e plantas tropicais. A música afina pelo mesmo diapasão: do bossa nova à salsa e à rumba, o ritmo é sempre latino.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Lisboa: o mexicano Guacamole já chegou ao Cais do Sodré
Cais do Sodré ganha novo bar de cerveja artesanal
Novo hotel no Cais do Sodré tem Portugal no coração




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend