Aqui estão 15 bons motivos para ir ao bairro de Marvila

Bares de cerveja artesanal, restaurantes da moda, galerias de artes, lojas, salas de espetáculos e desportos indoor são alguns dos novos encantos deste bairro da cidade.

Milhares de operários, barcos, a chegada dos caminhos-de-ferro, fábricas, até o elétrico por ali passou. Marvila teve pouco ou nada de monotonia em meados do século XIX, com o fervilhar de grandes indústrias, como as antigas Sociedade Nacional de Sabões, Companhia Portuguesa de Fósforos, Fábrica Militar de Munições e até de uma fábrica de açúcar que terá inspirado a toponímia de uma das suas ruas mais movimentadas.

O trabalho fez chegar mão-de-obra do Norte do país, criaram-se habitações operárias e a praça principal, David Leandro da Silva, era servida por várias linhas de elétrico. As tanoarias e armazéns de vinho, fizeram vibrar ainda mais o polo industrial e aproveitaram a proximidade com o Tejo para construir até cais privativos para facilitar a distribuição do vinho. Mas todas, sem exceção, foram pouco a pouco condenadas ao abandono.

O edifício da antiga companhia José Domingos Barreiros

Com o passar dos anos, as grandes indústrias mudaram-se para a periferia e ali ficaram esquecidos os edifícios devolutos, ainda mais depois do fim da Expo ‘98, que renovou o Parque das Nações, mas deixou congelada Marvila. «Foi a pior altura, então antes da entrada na crise já se sentia esta zona muito parada», afirma António Pinto, um dos sócios do restaurante Concha, uma instituição no bairro. O sacudir do pó veio nos últimos seis anos, quando as pequenas indústrias começaram a interessar-se pelos armazéns abandonados das grandes.

As rendas mais baixas, as dimensões generosas, foram critérios importantes, que seduziram espaços de co-work, galerias de artes, cervejeiras e, cada vez mais restaurantes e bares. Os novos inquilinos alertam para a gentrificação, para a possibilidade de os preços dispararem, mas sobretudo, falam da nova vida e de um renovado bairro, que está, decididamente, desempoeirado.

Percorra a fotogaleria para conhecer alguns dos recentes espaços desta zona da cidade.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

10 sítios para comer em Marvila
É a isto que sabe «o melhor gelado português»
Novo churrasco de Lisboa aposta nos frangos do campo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend