Na Ribeira do Porto há um wine bar premiado

O Wine Quay Bar já lá está há coisa de cinco anos, sobre o Muro dos Bacalhoeiros, e com vistas desimpedidas sobre o Douro. Os prémios, esses têm-se sucedido.

Fascinados desde cedo pelo assunto do vinho, Filipa Garcia Fernandes e Moisés Cardoso Campos resolveram arriscar tudo e juntar as suas paixões. «Decidimos atirar-nos de cabeça e em 2012 fundamos o então único wine bar do Porto», conta o casal.

O nome é referência ao sítio onde o bar se localiza, no cais da Ribeira (quay, em inglês), e é também uma adaptação do nome do antigo negócio da família Garcia Fernandes, a Quay House. Daí a decoração do espaço, acolhedora e familiar. «Este prédio já está na minha família há mais de 100 anos», explica Filipa. «Era uma empresa de importação e exportação de matéria-prima e, em homenagem ao meu bisavô, quis manter o aspeto original, decorando o bar com quadros que nos levam a esses tempos».

O atendimento é personalizado, de acordo com a preferência do cliente, dando várias opções até que este encontre o vinho que mais lhe agrade. A carta de vinhos é vasta, com mais de 100 referências, metade disponível a copo. A acompanhá-los, há enchidos, conservas e queijos de todas as regiões de Portugal, mas também almendrados – sugestão da casa para combinar com vinhos fortificados.

«Conseguimos transportar o Porto para qualquer outra parte do mundo».

Filipa e Moisés trabalham com pequenos produtores e estão constantemente a atualizar a carta. «De ano para ano os vinhos podem ser diferentes, devido às variações do clima e por não serem utilizadas as mesmas castas», diz Filipa. «Vamos ao mercado procurar vinhos que preencham o perfil que pretendemos e a melhor relação qualidade-preço».

O bar fica em plena Ribeira e conta já com vários prémios e distinções – entre eles, o título de Wine Bar de 2016 pela Revista de Vinhos e a inclusão, ano após ano, no Guia Michelin. Não admira que seja procurado por pessoas dos quatro cantos do mundo. «O vinho é social, não temos música ambiente para que as pessoas possam desfrutar dos sons da Ribeira. Queremos que os clientes interajam».

Na porta ao lado, fica a loja Quay Market, dos mesmos proprietários, que Filipa define como a continuação da experiência do wine bar, no momento em que o cliente pensa, «Gostei do vinho, onde posso comprar?». Já aconteceu visitantes estrangeiros pedirem ao casal para enviar produtos do Wine Quay Bar para as suas moradas. E isso não é senão motivo de orgulho. «Conseguimos transportar o Porto para qualquer outra parte do mundo».

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Terraço com vista no Porto serve cocktails com chocolate
Beber cocktails onde Fernando Pessoa bebia aguardente
6 Bares para se estar à lareira no Porto e arredores




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend