Na Ribeira do Porto há um wine bar premiado

O Wine Quay Bar já lá está há coisa de cinco anos, sobre o Muro dos Bacalhoeiros, e com vistas desimpedidas sobre o Douro. Os prémios, esses têm-se sucedido.

Fascinados desde cedo pelo assunto do vinho, Filipa Garcia Fernandes e Moisés Cardoso Campos resolveram arriscar tudo e juntar as suas paixões. «Decidimos atirar-nos de cabeça e em 2012 fundamos o então único wine bar do Porto», conta o casal.

O nome é referência ao sítio onde o bar se localiza, no cais da Ribeira (quay, em inglês), e é também uma adaptação do nome do antigo negócio da família Garcia Fernandes, a Quay House. Daí a decoração do espaço, acolhedora e familiar. «Este prédio já está na minha família há mais de 100 anos», explica Filipa. «Era uma empresa de importação e exportação de matéria-prima e, em homenagem ao meu bisavô, quis manter o aspeto original, decorando o bar com quadros que nos levam a esses tempos».

O atendimento é personalizado, de acordo com a preferência do cliente, dando várias opções até que este encontre o vinho que mais lhe agrade. A carta de vinhos é vasta, com mais de 100 referências, metade disponível a copo. A acompanhá-los, há enchidos, conservas e queijos de todas as regiões de Portugal, mas também almendrados – sugestão da casa para combinar com vinhos fortificados.

«Conseguimos transportar o Porto para qualquer outra parte do mundo».

Filipa e Moisés trabalham com pequenos produtores e estão constantemente a atualizar a carta. «De ano para ano os vinhos podem ser diferentes, devido às variações do clima e por não serem utilizadas as mesmas castas», diz Filipa. «Vamos ao mercado procurar vinhos que preencham o perfil que pretendemos e a melhor relação qualidade-preço».

O bar fica em plena Ribeira e conta já com vários prémios e distinções – entre eles, o título de Wine Bar de 2016 pela Revista de Vinhos e a inclusão, ano após ano, no Guia Michelin. Não admira que seja procurado por pessoas dos quatro cantos do mundo. «O vinho é social, não temos música ambiente para que as pessoas possam desfrutar dos sons da Ribeira. Queremos que os clientes interajam».

Na porta ao lado, fica a loja Quay Market, dos mesmos proprietários, que Filipa define como a continuação da experiência do wine bar, no momento em que o cliente pensa, «Gostei do vinho, onde posso comprar?». Já aconteceu visitantes estrangeiros pedirem ao casal para enviar produtos do Wine Quay Bar para as suas moradas. E isso não é senão motivo de orgulho. «Conseguimos transportar o Porto para qualquer outra parte do mundo».

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Muro dos Bacalhoeiros, 111 (Ribeira)
Telefone
222080119
Horário
Das 16h00 às 23h00. Encerra ao domingo.

Website

GPS
Latitude : 41.14028716113726
Longitude : -8.614221584655752

Leia também:

Terraço com vista no Porto serve cocktails com chocolate
Beber cocktails onde Fernando Pessoa bebia aguardente
6 Bares para se estar à lareira no Porto e arredores