Natal: 6 vinhos para acompanhar com bacalhau

Percorra a fotogaleria acima para ficar a conhecer seis vinhos portugueses que combinam na perfeição com vários pratos de bacalhau.

É o fiel amigo dos portugueses, e não se pode queixar de falta de atenção nem de mimos. Da couvada, feita com as couves curtidas pela geada, ao longo do tempo evoluiu para extremos de requinte e todo o conhecimento consolidado foi injetado no sistema relacional com o bacalhau. Só tem a gordura que se lhe junta nos temperos ou forma de cozer, e são inúmeras as formas de o consumir. Hoje o bacalhau é o rei do Natal e não há consoada sem ele.

A imersão em azeite quase fervente produz suculência, os pastéis ou bolinhos de bacalhau são guloseimas salgadas perante as quais ninguém se faz rogado. Os pratos de forno, espiritual, com natas, ou com queijo dão cor dourada à mesa e perfumam a casa inteira.

Receitas clássicas como o bacalhau à Conde da Guarda inspiram os mais ousados e constam dos livros da família, tornando-se evocação salutar dos antepassados. Tudo na mesa portuguesa é de festa e as travessas animadas com o bacalhau são as mais alegres.

 

Leia também:

Onde comer um bom bacalhau à Brás em Lisboa?
A receita de bacalhau com grão em puré do chef Diogo Rocha
Nesta tradicional taberna do Porto, o bacalhau é rei