Há cultura no novo bar no coração de Guimarães

Filmes, música ao vivo, cocktails e jogos de tabuleiro fazem do Oub’lá, em Guimarães, mais do que um simples bar. Veja as imagens na galeria.

No centro da movida vimaranense – a Praça de São Tiago pois claro -, há um novo bar, de portas abertas desde março, que se tem vindo a destacar pela fervorosa programação cultural. As noites de cinema começaram desde logo a chamar curiosos e amantes da sétima arte, mas agora os concertos regulares juntaram-se à festa.

No dia 7, a sonoridade alternativa de West Coast Man abre a agenda, que se quer eclética, e só termina com uma festa de Halloween que traz a banda bracarense No!On a terras afonsinas. Pelo meio há ainda lugar para o folk, rock, jazz e até eletrónica. «Nós gostamos de muita coisa», ri-se Jorge Lopes, o mentor do projeto, que não é fruto do acaso, mas antes «um sonho antigo, de ter um sítio onde me sentisse em casa», conta.

Encontrou-o neste recanto de paredes rústicas, adornadas com referências a emblemáticas bandas de rock, e outros quadros de pop art. Chamou-lhe Oub’lá, uma expressão bem nortenha, e especialmente popular em Guimarães, mas que deve também inspiração a um tema dos Mão Morta. Recentemente, o próprio Adolfo Luxúria Canibal, vocalista da banda, foi um dos convidados a passar discos noite dentro.

As terças-feiras são noites especiais. Todas as semanas desce uma grande tela, sempre às 22h30, para a habitual sessão de cinema. Passam filmes clássicos, documentários ou até séries, como é o caso da Black Mirror, ainda em exibição. Já as quintas-feiras são reservadas para a iniciativa «olhó artista», noites exclusivamente dedicadas à música de um músico ou banda. Já foram homenageados David Bowie, Tame Impala, Sonic Youth e muitos outros.

Para acompanhar toda a oferta cultural há petiscos, nachos e tábuas de queijos – Jorge também é dono de uma pizaria artesanal e já anda com ideias de juntar o melhor das duas casas -, que aconchegam o estômago entre cervejas, vinho a copo ou os vários cocktails que aqui preparam. É o caso do recente Dark ‘n’ Stormy, feito com rum e cerveja de gengibre, ou do «gin sem merdices». «Não há copo de balão nem outros pormenores, é só o gin, limão e água tónica», explica Jorge.

Quando a noite ainda está a começar sugere-se a seleção de jogos de tabuleiro que ali esperam para ser alvo de saudáveis competições entre amigos. Jenga, Trivial Pursuit e até as tradicionais cartas garantem um serão bem passado, na melhor companhia, com conversas animadas, copos cheios e boa música.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

O que conhecer em Guimarães no fim de semana prolongado
Guimarães: a cidade-berço está de novo a renascer
Morabeza: Cabo Verde à mesa chegou a Guimarães




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend