Guia para descobrir a serra, as praias e a vila de Grândola

A eterna vila morena é também um concelho com uma geografia muito particular onde cabem 45 quilómetros de costa e praias como Comporta, Carvalhal ou Aberta Nova, uma serra, duas minas, vinhas, uma península e tantas outras coisas que valem ouro em tempo de lazer.

A vila

A música que Zeca Afonso lhe dedicou, após ter atuado na festa de aniversário da coletividade local Sociedade Musical Fraternidade Grandolense (ainda hoje ativa e orgulhosa dos músicos que continua a formar) e de se ter impressionado com o espírito combativo das suas gentes, marca a vila até hoje. Não há quem não conheça pelos menos os principais versos que serviram de senha para o arranque da Revolução do 25 de Abril; poucos são aqueles, contudo, que conhecem verdadeiramente Grândola.

Cansada de ser apenas ponto de passagem, a vila e sede de concelho tem procurado atrair visitantes criando pontos de interesse como o recuperado mercado municipal, inaugurando exposições como a que dedica ao cantor Sérgio Godinho (Escritor de Canções passa em revista toda a sua carreira e fica em cartaz até 29 de outubro nos Paços do Concelho; entrada gratuita) ou divulgando atrações como o Museu de Arte Sacra, a funcionar há seis anos na antiga capela de São Sebastião e que se orgulha de já ter uma média anual de quatro a cinco mil visitantes.

O tour na vila não fica completo sem uma passagem pela Casa Frayões Metello, uma mais antigas e nobres, que terá parte do seu acervo transferido num futuro próximo para um outro museu – mais uma razão para não se perder tempo e ir, pois o edifício é parte muito importante na viagem sentimental que se faz pelos cómodos em que se recria, por exemplo, uma antiga sala de aulas do Estado Novo, uma mercearia ou até o consultório médico que existiram de verdade.

A serra

O ponto mais alto fica a 326 metros, mas o que a torna única em Portugal é o facto de ser paralela ao mar e não oblíqua, como acontece com as demais. Essa singularidade conferiu-lhe caraterísticas igualmente únicas, impedindo o ar marítimo de entrar, por exemplo, e que levaram boa parte dos proprietários de terra a optar aqui pela cultura de árvores como os sobreiros. Nos últimos tempos, por outro lado, houve um investimento por parte da câmara e de também de alguns particulares na criação de circuitos devidamente assinalados para serem feitos a pé e/ou de bicicleta. É o caso da Rota da Serra, um percurso circular de 24 quilómetros (leva cerca de seis horas a ser completado) que parte do centro da vila e passa por pontos como o ecoparque e um olival secular.

As praias

Grândola tem a maior extensão de praias do país e, contas feitas pelo município, a terceira maior do mundo, 45 quilómetros de areal, sendo que todas ostentam Bandeira Azul. Como nem tudo é perfeito, há ainda quem não as saiba situar nos limites do concelho e, ao invés, coloque boa parte delas sob um chapéu comum: Comporta. Na realidade, esta costa estende-se desde Tróia até Melides, com um trio de notáveis pelo meio (Comporta-Carvalhal-Pego) e outras que permanecem quase como segredos, de acesso mais difícil, como a de Pinheirinhos (só lá se chega de jipe e a pé) e a nudista da Vigia, ou sujeitas a autorização, como a da Raposa (como fica depois do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, só lá se vai autorizado pela Direcção-Geral dos Serviços Prisionais).

O meio-termo fica por conta de areais como o da Aberta Nova ou da Galé, que nos últimos anos estão a ganhar mais e mais adeptos. A primeira conta com bar de apoio e concessão de toldos e o acesso faz-se facilmente através de estrada em terra batida; a segunda, rodeada de arribas íngremes, pode ser alcançada através do Parque de Campismo da Galé (com várias modalidades de alojamento e que explora o bar de praia mais animado da zona) ou, ao alcance de todos, através de uma urbanização.

A passar por uma revitalização, que implicou a requalificação da sua lagoa e a transferência de alguns restaurantes de praia, a praia de Melides reúne-se em torno do bar-restaurante Lagoa Ó Mar, que, em parceria com a Quinta do Almargem, uma coudelaria fundada em 1990, promove igualmente passeios a cavalo pela praia e pela serra. Para quem quer aproveitar para se fazer ao mar de prancha na mão, a Carvalhal Surf School tem aulas para todos os níveis.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

6 restaurantes de peixe para provar em Grândola
Onde comer bem a caminho do Algarve perto da A2
Sem Porta: provar a cozinha de Ljubomir Stanisic em Grândola




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend