Sem Porta: provar a cozinha de Ljubomir Stanisic em Grândola

Um dos novos projetos do chef jugoslavo esconde-se em Grândola, no restaurante do Sublime Comporta. Um sítio onde se dão a conhecer os produtos locais e os sabores regionais.

Liberto da televisão, que lhe trouxe fama mas também muito desassossego, Ljubomir Stanisic encontrou tempo para abraçar um novo projeto de restauração. Desta vez como consultor do Sem Porta, no hotel Sublime Comporta. Apesar do nome, este complexo de luxo fica em Muda, Grândola. Não estará ao alcance de todos pernoitar na propriedade, mas que isso não sirva de desculpa. Uma vez por semana, há festas ao pôr do Sol abertas a não hóspedes e o restaurante, igualmente público, mudou de conceito e de chef. A par dos seus restaurantes 100 Maneiras, em Lisboa, e do novo Terroir (vegetariano) no Six Senses Douro Valley, Ljubomir Stanisic, ainda mais conhecido desde que estrelou o programa Inferno na cozinha (TVI), acumula agora a função de chef consultor do restaurante do Sublime, o Sem Porta.

Fica num antigo celeiro e a intenção passa por privilegiar os produtos locais e os sabores regionais, numa homenagem sentida ao Alentejo naquilo que ele tem de melhor – a começar nas tradições. Sem descartar a preocupação com a sustentabilidade. Good food for a good cause (boa comida para uma boa causa) é a premissa da equipa formada por Ljubo, que no dia-a-dia está a ser comandada pelo iraniano-dinamarquês Salar Kayhan, daí a atenção a detalhes como a origem e a sazonalidade do que é servido – e produzido, pois foi feita uma parceria com a Ervas Finas para criar um jardim gastronómico na propriedade, onde está aliás prevista a colocação de uma espécie de mesa do chef, nestes meses de verão, com apenas doze lugares e menu de degustação.

Da carta geral fazem parte múltiplas variações em torno do arroz (como um que leva peixe e marisco), ingrediente incontornável na região, mas igualmente uma cabeça de xara com picles caseiros e mousse de coentros, um polvo picante com pak-choi, migas de pão à lagareiro, hortelã da ribeira e caldo à Bulhão Pato ou ainda, no capítulo dos doces, um gelado de bolacha maria com espuma de queijo de Nisa e doce de morangos.

Claro que as bebidas não poderiam ficar de fora, afinal Ljubo já lhes dedicou um livro inteiro, por isso a sua equipa de bartenders, liderada por Jorge Camilo e Daniel Zamith, criou uma lista de cocktails com cerca de dezassete referências – inclusive sem álcool.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
EN 261-1, Muda, CCI 3954, Grândola
Telefone
269449376


GPS
Latitude : 38.2807346
Longitude : -8.698191299999962


CONTEÚDO PATROCINADO