Vencedora do Masterchef da TVI abre restaurante em Setúbal

Vencedora do Masterchef da TVI abre restaurante em Setúbal
Com a abertura do Xtória, Rita Neto cumpre o sonho de criança de ter um restaurante próprio. (Fotografia: DR)
A chef setubalense Rita Neto, vencedora da primeira edição do Masterchef Portugal em 2014, abre as portas do restaurante Xtória, em Setúbal, na quarta-feira.

Já está praticamente tudo pronto para a abertura do Xtória, restaurante da chef setubalense Rita Neto (vencedora do primeiro Masterchef Portugal, da TVI, em 2014), em conjunto com a irmã, Rute Marques. A abertura do restaurante, em Setúbal, está prevista para a próxima quarta-feira, 24 de abril, confirmou a Evasões.

O restaurante representa a concretização de um sonho que Rita, de 35 anos, e a irmã acalentavam desde crianças, nascidas numa família desde sempre ligada à cozinha. O objetivo é prestigiar a cidade com uma cozinha de autor baseada nos produtos locais e sazonais. «Quanto mais exigente for o público mais exigente tem de ser a oferta», defende Rute.

A chef a cozinhar na final de Masterchef Portugal, na TVI. (Fotografia de Pedro Rocha/GI)

Essa «cozinha mais sofisticada, mais técnica e glamorosa» será feita com recurso a produtos locais e nacionais como o choco, o salmonete, as ostras, a sardinha ou o queijo de Azeitão. Depois de vencer a primeira edição de Masterchef Portugal da TVI, Rita Neto estudou um ano na escola de alta cozinha Le Cordon Bleu, em Madrid, e esteve a trabalhar um ano e meio com o chef Rui Paula, até regressar do Porto para Setúbal.

«De um momento para o outro houve uma conjugação de fatores completamente improváveis [que culminou no projeto de abertura do restaurante]», conta Rute. Com o edifício comprado e Rita disponível, não hesitaram em avançar com o projeto. A carta foi criada pela chef em conjunto com o souschef Bruno Resgate, de 29 anos, formado na Escola de Hotelaria e Turismo da cidade e com experiência no estrangeiro, em hotelaria e fine dining.

A decoração do restaurante foi elaborada em conjunto com o decorador João Maria. Fotografia: DR

Incluídos vão estar alguns dos pratos que a setubalense criou – e popularizou – durante a competição culinária da TVI, exemplo da caldeirada de receita própria e do seu bolo de chocolate. Haverá também um menu de degustação de cinco momentos para provar na mesa do chef, com seis a oito lugares. A sala tem também um bar, que a seu tempo terá cocktails de autor, e uma zona de sofás na mezzanine, para quem quiser comer de forma mais descontraída.

Aí encontra-se também uma garrafeira com 400 garrafas – muitas delas de produtores da região. A decoração do restaurante ficou a cargo do decorador setubalense João Maria, em conjunto com a equipa do Xtória. O edifício (onde funcionou uma discoteca, tendo sido totalmente reabilitado) destaca-se, pela cor escura, na rua Guilherme Gomes Fernandes, zona de restaurantes, bares e discotecas. «Acho que temos tudo para correr bem e dar o passo certo na cidade certa. Aqui nós podemos ser ‘o’ restaurante», acredita Rute Marques.

 

Leia também:

Setúbal tem ostras sobre rodas e vista sobre o rio
Novo gin da Península de Setúbal leva uva moscatel
Pães recheados com sabor a piza fazem sucesso em Setúbal




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend