Há uma nova cafetaria-mercearia em Viana do Castelo

Os irmãos Vidinha no seu novo espaço, misto de cafetaria e mercearia. Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI
Quatro irmãos, de apelido Vidinha, juntaram-se para abrir uma cafetaria que funciona também como mercearia, no centro de Viana do Castelo. Paulo, Vítor, Artur e Fernanda avançaram com o negócio na sequência de uma viagem que fizeram juntos à Bélgica, há cerca de um ano.

O grupo de WhatsApp através do qual comunicavam chamava-se La Familia, e foi esse o nome que deram à casa, inaugurada em março. «Isto foi construído um pouco como um somatório de experiências de viagens», conta Paulo Vidinha, que é professor de estratégia e marketing e foi quem lançou o desafio aos irmãos.

A La Familia serve doces e salgados, panquecas, sanduíches, bruschette, iogurtes, ovos ou saladas frias, e vende produtos de Portugal e do Mundo. Tanto se encontra cavaquinhas da serra, de Margaride, como gomas vegetais russas, chocolates ingleses, chás gelados americanos, bebidas energéticas suecas ou presunto espanhol. O objetivo era criar um estabelecimento versátil, para todas as alturas do dia, e sem o rótulo gourmet, explica Paulo.

Dentro deste espírito, a casa distingue-se, por exemplo, pelas bebidas de café transportáveis e algumas delas sazonais – caso da Mint Romeo e da Passion Juliet, que contêm menta e maracujá, respetivamente. Especial relevância assumem também os vinhos – cerca de 20 referências que «não estão à venda nas grandes superfícies».

Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI

Artur Vidinha, que já tinha a Casa da Vila, em Valença, é que encontrou o espaço ideal para acolher La Familia, em tempos ocupado por uma daquelas lojas do comércio tradicional que tinham um pouco de tudo, incluindo lingerie. Lá dentro mantém-se um móvel centenário, cheio de personalidade, que foi recuperado. Convive agora com mesas, cadeiras e balcões virados para a rua, onde se estende uma esplanada. A atmosfera é confortável e, graças aos tons azuis, tranquilizante – como se espera de um ambiente familiar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Viana do Castelo tem «os melhores jesuítas do mundo»
Viana do Castelo: uma joia entre o mar e a montanha
Viana: Muito mais do que bolas de Berlim e Santa Luzia

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend