Grande Porto: 6 sugestões para um fim de semana refrescante

Nortada Open Air, no Jardim do Morro, em Gaia. Fotografia: Miguel Barbosa/GI
O calor voltou e, com ele, a vontade de aproveitar o tempo ao ar livre, seja num pôr-do-sol com vista sobre o Douro, ao som de DJ, ou numa visita guiada noturna a um cemitério cheio de histórias. Debaixo de teto, também há muito para fazer - por exemplo, saborear novos pratos de alheira, prova de que este enchido transmontano cai igualmente bem no verão.

1. Ver uma exposição de Picasso (com direito a cálice de vinho)

«Minotaure aveugle guidé par une Fillette dans la Nuit», Pablo Picasso, 1934.
Fotografia: DRO Palácio das Artes recebe, até 11 de setembro, «Pablo Picasso. Suite Vollard», uma coleção de 100 gravuras desenhadas pelo artista espanhol entre 1930 e 1937, tida como uma das mais importantes do século XX. A exposição chega a Portugal pela mão do Museu da Misericórdia do Porto e da casa de vinho do porto Taylor’s – no fim, os visitantes adultos têm direito a um cálice desse néctar. O bilhete custa 10 euros. Estudantes e jovens dos 12 aos 17 anos pagam metade, e crianças até aos 12 anos entram gratuitamente.

 

2. Fazer uma visita guiada noturna pelo cemitério da Lapa

Fotografia: Pedro Granadeiro/GI

Está em curso mais um ciclo de visitas guiadas ao Cemitério da Lapa, considerado o mais antigo cemitério romântico português e classificado como Imóvel de Interesse Público. Os passeios, orientados por historiadores, são de acesso livre, mas sujeitos a inscrição prévia junto dos serviços da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (telefone: 225502828; e-mail: [email protected]). Neste sábado, às 21h30, Sérgio Veludo explora o tema «Simbologia maçónica».

 

3. Assistir a um festival de de jazz gratuito

Salvador Sobral atua no próximo dia 20.
Fotografia: Gerardo Santos/GI

O festival Matosinhos em Jazz está de regresso, com concertos todos os sábados e domingos, às 18h, até ao fim do mês, no coreto em frente à Câmara Municipal. Neste sábado atua o pianista britânico Joe Armon Jones e, no dia seguinte, é Bruno Pernadas quem sobe ao palco. O cartaz inclui ainda nomes como Salvador Sobral, Avishai Cohen e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música ou Orquestra Jazz Matosinhos com Fay Claasen. A entrada é livre.

 

4. Dançar com vista no Jardim do Morro

Fotografia: Miguel Barbosa/DR

O Nortada Open Air volta a encher de música o Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, no domingo, às 15h00. Nesta terceira edição, que promete durar até ao pôr-do-sol, com vista privilegiada sobre o Douro, participam os disc-jockeys Aspegic 500 e Rui Trintaeum, artistas locais que têm a seu cargo um set de seis horas. Além de cerveja artesanal Nortada, há um bar de cocktails, comida de rua e um mercado de artesanato. É que a festa faz-se ao abrigo do RUA – Street Food Market, em parceria com The Liquid Skin Studio.

 

5. Experimentar novos pratos de alheira

Fotografia: DR

A Tabafeira, casa dedicada à alheira de Mirandela, junto ao Jardim de São Lázaro, tem uma carta nova, cheia de pratos vegetarianos, numa tentativa de cativar o público que não consome produtos de origem animal. Mantêm-se pratos clássicos, feitos com aquele enchido transmontano tradicional, como a francesinha de alheira ou o scottish de alheira, lado a lado com novidades como o hambúrguer, a lasanha ou o risoto de alheira vegetariana – feita com pão, espargos e cogumelos. Preço médio: 13 euros.

 

6. Provar cocktails com um toque asiático

Cocktail «Insane in the Brain».
Fotografia: DR

O Boa-Bao, que abriu, há um ano, no Porto, serve pratos de países como Tailândia, Malásia e Indonésia, por isso, o menu de bebidas, no qual se destacam os cocktails de assinatura, também tinha de ter um toque asiático. A carta foi renovada e inclui agora 14 opções, distribuídas por quatro capítulos. Um deles, intitulado Lets’ be adventurers, é dedicado a sabores mais arrojados. Exemplo disso é o cocktail «Insane in the Brain», servido num copo em forma de cabeça de macaco.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Grande Porto: 4 pizzaiolos (e um forneiro) que tem de conhecer
Porto: abriu um bar cultural onde todos são bem-vindos
Boa-Bao: o asiático da moda já chegou ao Porto

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend