Zero Poluição: já se conhecem as 68 praias mais limpas do país

Praias Zero Poluição representam 11% do total das 621 zonas balneares em funcionamento (Fotografia: André Vidigal/GI)
Este ano, são 68 as praias portuguesas Zero Poluição, um aumento de 55% face a 2019. Na lista de zonas balneares mais limpas do país, não há nenhuma no interior.

Este ano, há 68 praias portuguesas Zero Poluição, um aumento de 55% face aos números divulgados no ano passado. A lista das áreas Zero Poluição foi anunciada pela associação ambientalista Zero, que conta com o concelho de Torres Vedras em destaque e que não distinguiu, desta vez, quaisquer zonas balneares no interior do país.

Numa altura em que acaba de começar a época balnear em várias zonas do país, – e dias depois de terem sido anunciadas a lista de praias com o selo de qualidade Bandeira Azul -, a associação revelou que as praias Zero Poluição, por si avaliadas, representam 11% do total das 621 zonas balneares em funcionamento. No total, este ano há mais 24 praias na lista, em relação às 44 classificadas no ano passado.

Começou a época balnear. (Fotografia: André Vidigal/GI)

Os concelhos com maior número de praias Zero Poluição são Torres Vedras (distrito de Lisboa), que repete a boa classificação do ano anterior com 10 espaços, Peniche (Leiria), com cinco, Angra do Heroísmo (Açores), também com cinco, e Tavira (distrito de Faro) e Praia da Vitória (Açores), com quatro praias cada. A associação adiantou, contudo, que este ano, ao contrário do que havia sido registado em todos os anos anteriores desde 2016 (ano em que a Zero iniciou esta avaliação), não há qualquer zona balnear interior com esta classificação.

“Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, sublinha a Zero. De acordo com a associação, uma praia Zero Poluição “é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

Leia aqui a lista completa e atual das praias Zero Poluição.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend