Três receitas diferentes de bacalhau, pelas mãos de três chefs

Três receitas diferentes de bacalhau, pelas mãos de três chefs
Os chefs José Guedes (Casario, Porto), Ana Moura (Bacalhoaria Moderna, Lisboa) e Vasco Lello (Sea Me, Lisboa) partilham três receitas diferentes que têm no bacalhau o seu protagonista.

Não é à toa que é chamado de fiel amigo. A versatilidade do bacalhau torna-o num produto presente na mesa dos portugueses ao longo de todo o ano, confecionado de várias formas diferentes. Três chefs nacionais partilham três receitas de sua autoria, todas com o bacalhau como base. Basta seguir os passos de José Guedes (braço-direito de Miguel Castro e Silva no Casario, o restaurante da Gran Cruz House, na Ribeira do Porto), Ana Moura (que abriu no ano passado a sua Bacalhoaria Moderna, em Lisboa) e Vasco Lello (o novo chef do lisboeta Sea Me), abaixo indicados. Bom apetite!

 

Açorda alentejana de bacalhau
Chef Vasco Lello (Sea Me, Lisboa)

Ingredientes:
Bacalhau seco demolhado – 4 postas
Ovos galinha – 4 unidades
Alho – 6 dentes
Coentros lavados e secos cortados grosseiramente – 1 molho
Pão Alentejano de 3 dias cortado fino – 16 fatias
Azeite – 150 ml
Sal grosso – q.b.

Preparação:
Descascar os alhos e colocar no almofariz com os coentros, um pouco de sal e bater. Deitar azeite em fio para ajudar até formar uma pasta. Em alternativa pode usar-se um processador de alimentos. Colocar este preparado num tacho ou terrina de servir. Cozer o bacalhau iniciando com água fria e só até cobrir. Não deixar que ferva em cachão.
Retirar o bacalhau e reservar. Escalfar os ovos no caldo do bacalhau e reservar. Verter o caldo para o tacho com o preparado de coentros, introduzir o bacalhau e os ovos, retificar de sal. Servir em pratos fundos sobre as fatias de pão.

Vasco Lello. (Fotografia: DR)

 

Lombo de bacalhau com cebola roxa e agrião
Chef José Guedes / Casario (Gran Cruz House, Porto)

Ingredientes:
4 Pessoas
4 Postas de bacalhau
2 Cebolas roxas
200gr Broa de milho
50gr Agrião
50 cl Vinagre vinho tinto
Azeite
Açúcar
Sal
Alho
Louro

Preparação:
1 – Limpe os lombos de bacalhau de espinhas. Coloque-os numa assadeira e regue-os com azeite até que estes estejam cobertos pela metade. Perfume o azeite com 2 folhas de louro e 4 dentes de alho ligeiramente esmagados. Leve ao forno ventilado a 160º.C durante 30 minutos ou até que o bacalhau comece a lascar.
2 – Corte as cebolas roxas em gomos, salteie em lume vivo com um pouco de azeite, sal e açúcar. Não deixe cozinhar muito, a cebola deve ficar crocante. Junte o vinagre e deixe reduzir.
3 – Desfaça o miolo de broa. Frite, lentamente em azeite, até que fique crocante com um dente de alho esmagado. Tempere de sal.
4 – Coloque a broa no fundo do prato, o lombo de bacalhau e cebola roxa por cima. Emulsione o azeite que ficou na assadeira com a ajuda de umas varas e coloque por cima do bacalhau. Sirva com uma salada de agrião.

José Guedes (Fotografia: DR)

 

Bacalhau gratinado com tortilha e couve
Chef Ana Moura (Bacalhoaria Moderna, Lisboa)

Ingredientes:
Bacalhau gratinado:
– 4 lombos de bacalhau sem espinhas
– 35g manteiga Nova Açores
– 40g farinha
– 500ml leite meio-gordo Nova Açores Pastagem
– 2 ovos
– 40g queijo Ilha São Miguel 9 meses ralado
– Meia colher de sopa de pimentão
– 20g farinha de trigo e 20g farinha de grão
– Sal e pimenta

Tortilha de batata e couve:
– 6 batatas médias
– 1/4 couve lombarda
– Manteiga Nova Açores
– Sal e pimenta

Salada de tomate:
– Tomate
– Azeite
– Sal grosso
– Coentros
– Raspas de Queijo São Jorge DOP 7 meses

Preparação:
Bacalhau gratinado:
1. Misturar a farinha de trigo com a farinha de grão.
2. Passar o bacalhau nessa farinha sacudindo o excesso (menos a parte da pele), marcar em azeite por todos os lados começando pela parte da pele.
3. Colocar o bacalhau num ramequim com a pele para baixo.
4. Colocar ao lume as 35g de manteiga Nova Açores, quando estiver derretida colocar o pimentão, deixar cozinhar um pouco e juntar a farinha. Deixar cozinhar 2-3 minutos e juntar o leite meio-gordo Nova Açores Pastagem quente, mexer bem e deixar cozinhar mais 10 minutos. Deixar arrefecer 5 minutos. Juntar 2 gemas de ovo, o queijo Ilha São Miguel ralado e provar de sal e pimenta. Juntar 2 claras em castelo, cobrir o bacalhau e levar ao forno a 180º durante 15 minutos.

Tortilha de batata e couve:
1. Colocar as batatas descascadas e cortadas aos pedaços pequenos a cozer em água apenas a cobrir.
2. Ao mesmo tempo, cozinhar a couve em água a ferver durante 2 minutos, escorrer e cozinhar a couve em manteiga.
3. Quando toda a água das batatas evaporar, mexer com uma espátula, juntar a couve e mexer. Deixamos agarrar um pouco ao fundo da frigideira para ganhar mais sabor.
4. Provar de sal e pimenta, se necessário juntar mais manteiga. Deixar por fim dourar de um dos lados, com a ajuda de um prato dar a volta e deixar dourar do outro lado.

Salada de tomate:
1. Cortar o tomate, temperar com sal grosso, azeite e coentros cortados em juliana. Misturar e terminar com raspas de Queijo São Jorge DOP 7 meses (podem ser feitas com ajuda de um pelador).

Ana Moura. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Gl)

Bacalhau gratinado com tortilha e couve.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend