A arte urbana nos túneis da Arrábida dá fotos únicas para o Instagram

Ivo Santos recriou o fundo mar numa superfície de 50 metros dentro do túnel. (Fotografia: CMS/DR)
Ivo Santos é o autor da arte urbana que decora o interior dos túneis rodoviários da EN-379, na Serra da Arrábida. As obras merecem contemplação, sobretudo a pé.

“Quando entrei naquele túnel veio-me logo à cabeça a ideia de estarmos no fundo do mar, a olhar para cima, a ver o reflexo da água”. E assim pintou Ivo Santos (mais conhecido por Smile) o interior do túnel da praia da Figueirinha, dando corpo a um projeto pensado pela Câmara Municipal de Setúbal para embelezar aquela zona.

O túnel era uma “tela” em branco com 50 metros de comprimento. Aproveitando o seu “efeito ilusório”, o graffiter recriou a profundidade do mar com vários tons de azul, do mais escuro para o mais claro. E em vez de homenagear apenas os golfinhos, que são a mascote de Setúbal, desenhou também uma manta, um polvo, uma taratura e uma alforreca.

O segundo túnel foi pintado com inspiração nos desportos que se podem praticar na Arrábida. (Fotografia: CMS/DR)

“A arte urbana também pode ter uma vertente educativa” ao dar a conhecer as espécies e o atividades que se podem fazer na Serra da Arrábida, lembra Ivo Santos, de 34 anos. Este território, porém, não lhe é de todo desconhecido, uma vez que “mesmo antes de entrar no mundo do graffiti” já frequentava a Arrábida e as praias, em criança, com os avós.

É óbvio que Ivo Santos nem sequer sonhava um dia vir a pintar este túnel, até porque os outros não existiam. Abriram à circulação automóvel e pedonal em 2006, após dois anos de obras de contenção da encosta da serra motivadas por um incêndio. A segunda obra de Smile foi inaugurada em setembro, com o mote “Vive a Arrábida”, e é totalmente diferente.

Em destaque estão desportos terrestres que se podem praticar na serra: BTT, caminhada, escalada, trekking, caving e parapente. O desenho é fotorrealista e dinâmico e estende-se num mural de betão com 150 metros. Ivo demorou um mês a pintá-lo. “Quem faz BTT fotografa-o muito e identifica-me nas redes sociais”, diz, concluindo que estas pinturas foram as que lhe deram “maior projeção” até ao momento.

 

+ onde comer
Restaurante O Farol

O Farol, no Portinho da Arrábida, é há mais de trinta anos um local de bem comer. Entre as especialidades que Orlando Soares, o dono, herdou do pai, estão as amêijoas à Bulhão Pato, o camarão cozido e arroz de amêijoas e gambas. Vale também a pena pedir a mousse de chocolate à fatia, temperada com pimenta rosa e pétalas de sal.

(Fotografia de Sara Matos/GI)

 

+ o que visitar
Gruta da Lapa de Santa Margarida

Esta gruta de calcário fica no meio da falésia, pelo que é preciso entrar num caminho de terra batida a partir da estrada que desce para o Portinho da Arrábida e seguir um trilho com mais de 200 degraus. Lá dentro foi construída uma capela, no século XVIII, que chegou a ter uma imagem de Santa Margarida.

(Fotografia de Sara Matos/GI)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend