Passeios de outono: Visitar os castelos portugueses

Castelo de Guimarães (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
A pretexto do Dia Nacional dos Castelos, que se assinala a 7 de outubro, a Evasões sugere juntar aos planos de outono um ou vários passeios pelas fortificações que guardam o país de Norte a Sul.

Se há passeios para encantar todas as idades e bons para o tempo ameno do outono são visitas a castelos e neste país antigo temos dezenas de fortificações. Se quiser fazer desta exploração um projeto familiar para a temporada (e, quem sabe, para continuar ao longo do ano), saiba que pode contar com recursos úteis nas páginas web das Entidades Regionais de Turismo. Há outras fontes de informação, mas estas apresentam-se num formato mais amigável de consultar e pôr em prática para quem vai em modo de passeio e sem ambições académicas.

No que diz respeito à Região Norte, pode contar com a informação concentrada no guia “Castelos do Norte de Portugal”, disponível para download em pdf . São mais de 80 páginas com a lista do património de cada concelho, incluindo horários de visita e bilhetes (quando aplicável), assim como dicas de gastronomia e descobertas ao redor.

No que toca à zona Centro, pode encontrar no site da respetiva entidade de turismo (em turismodocentro.pt) guias de passeio para descarregar em pdf em todas as zonas que integram esse território (Médio Tejo, Beira Baixa, Oeste, Leiria, serra da Estrela, Viseu/Dão/Lafões, Coimbra e Aveiro) que passam por castelos e muito mais. Há, por exemplo, para conhecer uma Rota dos Castelos e Aldeias Históricas na serra da Estrela, a Rota dos Castelos e Fortalezas do Oeste, entre outros conjuntos ali destacados – como os castelos e Muralhas do Mondego.

Há muita informação sobre castelos da Região de Lisboa no site da respetiva Região de Turismo, que pode consultar seguindo o link Património>Castelos em ertlisboa.pt. Há descrições de cada monumento, incluindo as sete fortalezas e castelo da Arrábida, e informações sobre horários de visita e bilhetes, quando aplicável.

O Turismo do Alentejo e Ribatejo sistematizou a informação de uma forma prática, disponibilizando brochuras digitais com Rotas Culturais de 3 e 7 dias pelo seu território, entre elas a Rota das Fortificações. Pode descarregar em pdf, mas convém depois visitar os sites das regiões (visitalentejo.pt e visitribatejo.pt) para complementar com sugestões de comer, dormir e visitar.

No que concerne ao Algarve, pode encontrar castelos para descobrir na Rota dos Omíadas, um itinerário centrado no período do domínio deste califado muçulmano, com vestígios em 14 localidades que incluem muralhas urbanas, palácios fortificados e tesouros arquelógicos. Pode encontrar a Rota Omíada numa app e num guia com quase 200 páginas (para descarregar em pdf), ambos acessíveis no site visitalgarve.pt. Pode contar ainda com o Guia do Património Cultural do Algarve, onde encontra descritos os monumentos de todos os concelhos algarvios.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend