Norte e Centro: 9 baloiços com vista onde queremos voltar a andar

Baloiço da Serra da Boneca (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
2020 revelou que os baloiços panorâmicos no topo de serras ou sobranceiros a rios e mar são uma tendência crescente em território nacional. E porque nos faltam os ares da natureza, reunimos nesta lista nove dessas estruturas, mais ou menos recentes, onde queremos voltar a baloiçar.

# Baloiço do Trevim (Lousã)
O projeto Isto é Lousã, que valoriza espaços naturais dotando-os de estruturas simples, tem criado mais pretextos para parar e apreciar a beleza paisagística do território. O baloiço no Trevim, o ponto mais alto da serra, e as letras gigantes que compõem a palavra Lousã, na aldeia de xisto do Chiqueiro, são convites à contemplação, e ficam mesmo bem nas fotografias partilhadas nas redes sociais. Mas só depois de gozar o momento. Aproveitar o tempo também é Lousã. Carina Fonseca

Baloiço do Trevim, na Lousã (Fotografia: Maria João Gala/GI)

 

# Baloiço da Ladeira (Nazaré)
É no Sítio da Nazaré, bem no alto da vila piscatória e dos surfistas de ondas gigantes, que se encontra um dos mais recentes baloiços e atrações turísticas da região Oeste – o Baloiço da Ladeira. A estrutura foi encomendada pela Junta de Freguesia da Nazaré à empresa de mobiliário urbano Veco Urban Design e abriu ao público no dia 26 de outubro, segundo o jornal Região de Leiria. O baloiço, com quatro metros de altura visíveis acima do solo, é “uma estrutura única fabricada em pinho tratado” e destina-se a “realçar a beleza natural” do lugar, neste caso a ladeira do Sítio da Nazaré. André Rosa

É este o novo baloiço com vista para a vila e praia da Nazaré. (Fotografia: Oonify)

 

# Baloiço do Bestança (Cinfães)
O Vale do Bestança é, cada vez mais, destino de eleição durante todo o ano, mas no verão a procura dispara, porque há a garantia de um bom mergulho, conta Pedro Sá, fotógrafo amador incansável na divulgação da sua aldeia, Pias, em Cinfães. A povoação fica praticamente na foz do Bestança, afluente do Douro que nasce na serra de Montemuro e é considerado um dos rios mais limpos da Europa. Além dos banhos há um motivo extra para rumar ao Canhão de Pias, mesmo ao lado, em Cinco Rodas: o Baloiço do Bestança, “criado por um grupo de jovens, bastante simples, mas que tem feito as delícias de quem o visita”. Em grande parte, pelas fotografias que rende. Carina Fonseca

O baloiço do Bestança, em Cinfães (Fotografia: Pedro Sá/DR)

 

# Baloiço da Boneca (Penafiel)
A Serra da Boneca (que se estende por Canelas, Capela, Sebolido e Rio Mau, em Penafiel) já era bem conhecida dos amantes da caminhada, trail, BTT e desportos de natureza, mas a popularidade cresceu ainda mais com a instalação de um baloiço suspenso sobre o vale do rio Douro. Para lá chegar, é preciso ir até Sebolido, Penafiel, e depois seguir as indicações para a Serra da Boneca e daí até ao acesso do Parque Eólico. Nesse ponto, basta seguir a sinalização que indica o lugar do baloiço. Depois, basta experimentar, baloiçar com os olhos no Douro e deixar a imaginação voar (também).

Baloiço da Serra da Boneca (Fotografia: Rui Oliveira/GI)

 

# Baloiço do Seminário Maior de Coimbra (Coimbra)
O baloiço sobranceiro ao rio Mondego, com lugar para duas pessoas, todo robustez e fotogenia, é só uma das razões para visitar o Seminário Maior de Coimbra, que abriu ao público, há um par de anos, para dar a conhecer o seu rico património. Carina Fonseca

Baloiço do Seminário Maior de Coimbra (Fotografia: Maria João Gala /GI)

 

# Baloiço do Picoto (Penafiel)
Está situado a mais de 500 metros de altura, no ponto mais alto de Abragão, no concelho de Penafiel. A vista panorâmica e desafogada do Baloiço do Picoto faz-se para o rio Tâmega, a vila penafidelense e as encostas verdes em redor. Fica a cerca de 10 minutos de carro do centro de Penafiel e é o segundo baloiço a instalar-se na vila de Abragão, meio ano depois de esta localidade receber o Baloiço da Ponte do Canal.

Penafiel tem novo baloiço panorâmico com vista para o Tâmega

O Baloiço do Picoto. (Fotografia: Rodativa BTT)

 

# Baloiço do Mezio (Arcos de Valdevez)
Foi erguido no alto da Serra do Soajo, às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês, no verão passado. O Baloiço do Mezio tem mais de sete metros de altura e uma vista panorâmica para o parque, onde se passeiam cachenas e garranos. A natureza que a rodeia é o grande atrativo desta estrutura em madeira e cordas. Em setembro, o presidente da Junta de Freguesia de Cabana Maior, onde está instalado o baloiço, anunciou a construção de um novo miradouro nas imediações. A estrutura deverá estar pronta este ano.

Baloiço do Mezio (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

# Baloiço da Rapa (Celorico da Beira)
No final do ano passado, o Parque Natural da Serra da Estrela ganhou um novo miradouro com dois baloiços com vista desafogada, construído no ponto mais alto da Serra da Lomba, na aldeia da Rapa, no concelho de Celorico da Beira. O Miradouro da Rapa, ao qual se chega passando uma pequena ponte metálica suspensa, está situado a cerca de mil metros de altitude, junto ao marco geodésico da Rapa. Os dois pares de baloiços em madeira ali acrescentados estão virados a nascente e a poente, com vistas ora para o Vale do Mondego, ora para Celorico da Beira.

Serra da Estrela ganha novo miradouro panorâmico com baloiços

Miradouro da Rapa. (Fotografia: Município Celorico da Beira)

 

# Baloiço de São Lourenço (Torre de Moncorvo)
Em setembro, o concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, deu a conhecer uma rota turística que passa por 16 miradouros com baloiços e vistas panorâmicas para os rios Douro e Sabor. Um deles é o miradouro de São Lourenço, no Felgar, onde os visitantes podem usufruir de um baloiço montado numa estrutura de madeira, e contemplar os Lagos do Sabor, já que o equipamento está instalado junto à margem do rio.

Nova rota de Moncorvo passa por 16 miradouros com baloiços e vista-rio

Miradouro de São Lourenço. (Fotografia: CM Torre de Moncorvo)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend