Cinfães: este baloiço sobre a água é a estrela do verão

O baloiço do Bestança, em Cinfães. Fotografia: Pedro Sá/DR
O Vale do Bestança, um dos rios mais limpos da Europa, convida a banhos junto à foz, entre Pias e Cinco Rodas. Neste cenário bucólico há ainda outra atração: um fotogénico baloiço sobre a água.

O Vale do Bestança é, cada vez mais, destino de eleição durante todo o ano, mas no verão a procura dispara, porque há a garantia de um bom mergulho, conta Pedro Sá, fotógrafo amador incansável na divulgação da sua aldeia, Pias, em Cinfães. A povoação fica praticamente na foz do Bestança, afluente do Douro que nasce na serra de Montemuro e é considerado um dos rios mais limpos da Europa. Ora, por estes dias, há um motivo extra para rumar ao Canhão de Pias, mesmo ao lado, em Cinco Rodas: o Baloiço do Bestança, “criado por um grupo de jovens, bastante simples, mas que tem feito as delícias de quem o visita”. Em grande parte, pelas fotografias que rende.

Fotografia: Pedro Sá/DR

Não que faltem sítios onde refrescar o corpo e captar belas imagens. O Parque de Lazer de Pias é o lugar mais requisitado para banhos, tomando as devidas cautelas, porque não há vigilância, alerta Pedro. Com a vantagem de ter sanitários e um snack-bar: o Refúgio do Bestança. E existem outros recantos sedutores, como o Poço Negro, muito profundo e associado a lendas de mouras encantadas. Chega-se lá por uma levada nas traseiras do moinho de Regadas, ainda ativo. Quem quiser, pode mesmo adquirir farinha: cada quilo custa um euro.

Fotografia: Pedro Sá/DR

Fotografia: Pedro Sá/DR




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend