Manjericão: os segredos da planta que perfuma o verão

Fotografia: DR
O manjerico e o manjericão são primos e está na altura de os cultivar, para os colher na altura dos santos populares. Para perfumar o ar, para casar em sabor com o queijo e o tomate ou ainda para alegrar os olhos com os seus tons de verde.

“Quem quiser manjericão e manjerico nos santos, tem que os cultivar agora”, diz o agrónomo Luís Alves, que pede atenção para outro primo desta família, que o arrebatou e tem já campos de cultivo no Cantinho das Aromáticas: o manjericão canela. “De todas as variedades que já experimentei, esta enche-me as medidas de uma forma especial, pela enorme complexidade de aromas e persistência de boca da sua infusão.” É uma das plantas que pode cultivar numa varanda soalheira, numa floreira ao lado do tomilho e da segurelha, por exemplo. E estamos na melhor altura do ano para fazer a sementeira.

Manjericão canela
Fotografia: DR

O manjericão (Ocimum basilicum) é uma das plantas mais amadas na cozinha quando chega o calor. O seu aroma travesso e fresco parece combinar com tudo o que é bom. “É um casamento perfeito, manjericão e tomate, queijo, azeite, pinhões de Portugal, flor de sal… É para toda a vida!”, refere o agrónomo. “Há uma enorme panóplia de espécies e variedades, cores, tamanhos e cheiros que o tornam ainda mais interessante”.

Fotografia: DR

A vantagem de cultivar manjericão em casa é a garantia de o ter sempre à mão na frescura ideal. “Talvez seja aquela planta que melhor nos dá a perceber como é bom produzir em casa, pois é tão sensível à logística dos tempos modernos que rapidamente perde qualidade, desde a colheita até chegar ao frigorifico lá de casa, onde também não gosta de estar, demonstrando-o com folhas queimadas e enegrecidas”, refere Luís Alves.

As janelas são o melhor lugar para a plantação destes primos com origem na Índia – o manjerico (Ocimum minimum), o manjericão mais comum e ainda a sua variedade canela (Ocimum basilicum “Cinnamon”). Se estiver a pensar em fazer uma farmácia de plantas na varanda ou no quintal, junte-lhes mais esta – pode também salvar um jantar de tomate e mozarela.

“Gosto de sugerir a plantação em floreiras, junto a janelas, pois ajuda a manter os insetos picadores afastados. Podem usar-se as folhas frescas ou secas, em agradáveis infusões – e Luís, claro está, recomenda a infusão de manjericão canela do Cantinho das Aromáticas, que foi premiada nos Great Taste Awards 2016, considerados os “Oscar” da gastronomia.

Fotografia: DR

FACTOS SOBRE O MANJERICÃO

Como se desenvolve
Herbácea anual que pode atingir os 60 cm de altura. As flores surgem em espigas brancas. Frágil e pouco resistente ao frio, com tendência para morrer em situações de temperaturas baixas.

Como cultivar
Gosta de solos férteis e bem drenados, com uma boa exposição solar. Plantar em compassos de 20 cm, transplantando as plantas pouco desenvolvidas, pois tem tendência a espigar rapidamente. Usar recipientes de tamanho superior ao vaso onde se desenvolveu, de forma a que as raízes possam expandir. Fácil de cultivar em floreiras de varandas e terraços. Vive bem em altitude ou na proximidade do mar.

Manutenção e colheita
Cortar regularmente. Assim que florir, corte as flores para estimular nova rebentação (a não ser que se pretenda produzir sementes). Pode colher-se ao longo de toda a época de crescimento, mas deve-se deixar sempre algumas folhas na planta.

Rega
Deve utilizar-se um sistema de gota-a-gota no jardim ou então regar localizadamente, evitando molhar a parte aérea da planta. Necessita de ser regada com regularidade durante os dias mais quentes, sem no entanto encharcar o solo.

O AGRICULTOR

Fotografia: Pedro Correia/GI

Luís Alves, portuense, sempre se sentiu atraído pela terra e pela agricultura, optando muito cedo por esse caminho. Foi estudar para a Escola Agrícola Conde de São Bento, em Santo Tirso e daí para o curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Trás-os-Montes. De volta ao Porto, geriu durante seis anos os 18 hectares dos jardins da Fundação de Serralves. Há 18 anos, fundou o Cantinho das Aromáticas, um projeto de produção de plantas aromáticas e medicinais em agricultura biológica urbana, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, cujas infusões têm ganho diversos prémios internacionais. É pai de dois filhos.

Cantinho das aromáticas
Viveiro e loja: seg a sex, 9h às 18h.
Web e loja online: cantinhodasaromaticas.pt
instagram.com/cantinhodasaromaticas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend