Portugal tem o melhor azeite verde ligeiro do mundo

Portugal tem o melhor azeite verde ligeiro do mundo
O azeite verde ligeiro produzido pela Sociedade Agrícola Vale do Ouro, em Ferreira do Alentejo, foi eleito o melhor do mundo na sua categoria pelos prémios Mário Solinas, do International Olive Council, os mais importantes do setor a nível mundial.

O anúncio de que o melhor azeite verde ligeiro é português e pertence à Sociedade Agrícola Vale do Ouro em Ferreira do Alentejo foi feito a 8 de abril, em Madrid, Espanha, pelo International Olive Council, o único organismo intergovernamental do mundo em que estão representados os países produtores ou consumidores de azeite e azeitonas de mesa.

Mas este não foi o único prémio conquistado por produtores nacionais, que concorreram com 35 azeites. Na categoria de azeite frutado verde ligeiro foi distinguido em segundo lugar um azeite da empresa Sovena (que comercializa os produtos da Sociedade Agrícola Vale do Ouro e, entre outras marcas, a Oliveira da Serra), enquanto o terceiro lugar coube à empresa Fitagro. Já na categoria de vinho frutado maduro o azeite Elosua conquistou, por sua vez, o terceiro prémio.

“O reconhecimento da qualidade do Azeite Oliveira da Serra no mais prestigiado concurso internacional de azeite – Mário Solinas – com a atribuição do primeiro e segundo prémios na categoria de Frutado Verde Ligeiro e o terceiro prémio na categoria Frutado Verde Maduro é o reflexo da dedicação da marca na contínua aposta no olival e lagar em pleno coração do Alentejo, que garantem a máxima qualidade do nosso azeite», afirmou Otto Teixeira da Cruz, diretor de Marketing e Vendas da Sovena, lembrando que a marca Oliveira da Serra «é a marca portuguesa mais premiada a nível nacional».

No concurso, Espanha também se destacou com outros quatro prémios (o mesmo número que os conseguidos por Portugal), tendo candidatado 97 azeites. China e Marrocos completaram o pódio dos países mais medalhados, com quatro medalhas de ouro cada um. Os prémios Mário Solinas (cuja lista completa de vencedores pode ser vista aqui), aos quais concorreram 189 marcas de azeite de um pouco por todo o mundo, são considerados os mais importantes do mundo para o setor e vão ser entregues numa cerimónia em Nova Iorque marcada para 29 de junho.

 

Notícia atualizada no dia 9 de abril às 18h45 com declarações do diretor de Marketing e Vendas da Sovena sobre a atribuição do prémio.

 

Leia também:

Guimarães tem uma loja só de azeites biológicos
Loa: Uma loja em Belém para ficar com os azeites
«Os restaurantes deviam ter uma carta de azeites»




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend