Guimarães tem uma loja só de azeites biológicos

Azeite biológico de qualidade – e com assinatura de «azeitólogo» – é o ponto de partida para esta nova loja no centro histórico de Guimarães.

Jorge Pedro e Rita Vieira já aqui tinham tido uma mercearia fina, mas há coisa de meio ano decidiram dedicar-se apenas ao azeite – ao bom azeite. Na Oliva da Praça só entra azeite biológico Terras Dazibo, transmontano, extraído a frio para garantir maior pureza. O projeto é de Macedo de Cavaleiros, e na sua génese tem três especialistas de tecnologias de informação do Porto com raízes no interior do país. Para fazer os diferentes lotes do Terras Dazibo, Mónica Soares, António Soares e António Bernardino Ribeiro recorreram à ajuda do «azeitólogo» Nuno Rodrigues – este será, porventura, o primeiro azeite português assinado por um azeitólogo no contrarrótulo.

«Os que tenho aqui são da colheita do ano passado, mas pelo que me disseram a deste ano vai ser tão boa como a anterior», confidencia Jorge. E se assim for, são de esperar várias distinções internacionais, já que em 2017 a marca foi galardoada com medalhas de ouro e prata em competições internacionais (Nova Iorque e Londres, respetivamente).

Quem entra pode provar, todos os dias, os quatro azeites Terras Dazibo disponíveis, com a ajuda de Jorge na descodificação das essências de cada um, como se de «um vinho se tratasse». Esclarece: «O Oval tem traços mais frutados, a banana, kiwi, maçã e tomate, o Gold é mais picante e tem notas de frutos secos, já o Bio é mais verde, com sabor a ervas frescas, e o Ânfora é o mais forte, e também mais puro».

Os clientes chegam de todo o lado à procura de um bom azeite português. Dos Estados Unidos, do Japão, da Suíça, da Bélgica, da Holanda, mas também dos restaurantes da porta ao lado, que aqui vêm buscar o azeite para as suas mesas.

Nas estantes, além de azeite, há tábuas e azeitoneiros feitos artesanalmente no Alentejo, com madeira de oliveira e secas com azeite, peças que levam quatro a cinco anos a ficar prontas. E há chocolates feitos por Rita, que levam azeite biológico, à semelhança das bolachas também disponíveis. A produção caseira inclui ainda, já sem azeite mas igualmente saborosas, marmelada e uma compota de abacaxi com malagueta que é uma agradável surpresa – à semelhança de toda a loja, para quem calhar a entrar a pensar apenas num qualquer azeite.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Dr. António Mota Rego, 13, Guimarães
Telefone
916075920
Horário
Das 12h00 às 19h00. Encerra ao domingo e à segunda.


GPS
Latitude : 41.11106669999999
Longitude : -8.631306999999993

 

Leia também:

Loa: Uma loja em Belém para ficar com os azeites
«Os restaurantes deviam ter uma carta de azeites»
O poder do azeite chegou a restaurante de Coimbra