Os afamados cachorrinhos do Gazela conquistaram um lugar entre os cinco finalistas da categoria «House Special», dos The World Restaurant Awards, uma iniciativa que tem este ano a sua primeira edição.
A especialidade da casa, feita num pão tostado e crocante, com salsicha fresca e uma deliciosa linguiça, envolvida em queijo e num molho especial, é ali servida desde 1962 e desde então tem conquistado cada vez mais adeptos. Tantos que no ano passado Américo Pinto, o responsável pela casa, abriu mais um espaço, do outro lado da praça da Batalha. A receita de sucesso é a mesma. O «segredo está no molho e na forma como se trabalham o pão, a salsicha e a linguiça», diz Américo.
A Cervejaria Gazela é o único restaurante português na corrida aos prémios, mas há ainda um outro representante nacional, na categoria «Event of the Year», a experiência gastronómica que acompanha a viagem pelo Douro acima no Comboio Presidencial.
Os The World Restaurant Awards foram criados pela IMG – International Management Group, em parceria com Joe Warwick e Andrea Petrini, autores de gastronomia, com o objetivo de «celebrar os restaurantes como uma forma de cultura». Ao todo, são 17 categorias que procuram refletir a diversidade da gastronomia internacional, desde a alta cozinha aos balcões mais acessíveis, passando por projetos inovadores e casas com história. A seleção é feita por um painel de júris composto por chefs, jornalistas e outras personalidades da área, de todo o mundo. Os vencedores de cada categoria vão ser revelados em Paris a 18 de fevereiro.
Longitude : -8.607569900000044
Longitude : -8.60644579999996
Leia também:
Cervejaria Gazela abre segundo espaço no Porto
O roteiro de Anthony Bourdain pelo Porto
Petiscar: 8 tascas no Porto onde se come bem e barato