Evasões de sexta: Oficinas de portas abertas no Porto

capa evasões 194 14 de dezembro de 2018
Eis a capa e os destaques da Evasões desta semana, gratuita com o Jornal de Notícias à sexta-feira e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado.

1. Oficinas que são lojas
Uma ronda pelas oficinas de portas abertas no Porto, aquelas onde se podem ver os artistas a trabalhar e que também são lojas onde se compram as suas peças, mostrou-nos como ainda bate o coração tradicional da cidade laboriosa. Entre pessoas que dominam as delicadas artes de fazer violinos, molduras e cerâmica, sabonetes e joias, encontramos gente de todas as idades, conduzida pela paixão.

2. Comer e beber
Uma reportagem sobre os novos espaços que abriram em Lisboa onde se pode comer e comprar pratos e alimentos de países como a Síria, o Líbano ou Israel mostra que os sabores do Médio Oriente chegaram para ficar na capital. Em Matosinhos fomos conhecer o Cisma e a sua carta inquieta, de onde nos ficou o sabor de um caldo de bacalhau fresco.

3. Passear
O concelho de Penacova inspirou-se na sua tradição de bons ares retemperadores para criar o Roteiro do Arista (assim se chamavam aqueles que lá iam aos ares, como quem vai às termas), passando por vários pontos de interesse paisagístico e de património. Sempre com boa mesa pelo caminho. Em contagem descrescente para 2019, fazemos uma lista de 15 destinos de passagem de ano de Norte a Sul que pode começar já a marcar. E paramos ainda numa rua de Gondomar onde se passa em direção ao Porto – para dar de caras com petiscos, antiguidades e muita boa disposição.

Leia também:

Porto eleita a melhor cidade da Europa para visitar em 2019
11 gelados de inverno imperdíveis para provar no Porto
Lisboa: Comer e beber na rua que celebra o Sol




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend