O Campo das Cebolas está como novo e reabre em festa

O Campo das Cebolas, que esteve em obras de requalificação urbanística desde outubro de 2015, vai ser oficialmente reaberto ao público este sábado, 14, com concertos de música portuguesa a partir das 16h30, de entrada gratuita.

Depois de parte do Jardim do Campo Grande e do Parque Urbano do Vale da Montanha abrirem ao público para gáudio de todos os lisboetas e visitantes da cidade, eis que chega finalmente a vez de o Campo das Cebolas, na zona ribeirinha, conhecer um novo capítulo. O espaço vai ser inaugurado pela Câmara Municipal de Lisboa este sábado, 14, às 15h00, com dois concertos de entrada livre, de Ricardo Ribeiro e Filipa Cardoso (às 16h30) e do grupo HMB (às 18h00).

O projeto de requalificação do espaço, que promove agora uma «nova ligação da cidade ao Tejo», foi desenhado pelo arquiteto Carrilho da Graça com o objetivo de evidenciar «a convivência entre o passado e o presente, uma das componentes da própria cidade de Lisboa», informou a autarquia em comunicado. Por esse motivo encontram-se agora ali «um amplo jardim e um parque infantil», muito próximos dos achados arqueológicos descobertos durante as obras.

 

Entre os vestígios arqueológicos descobertos no local estiveram duas embarcações antigas. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)

 

É o caso de um antigo cais construído após o terramoto de 1755, de três escadarias que hoje podem ser percorridas e de uma muralha que indica «onde o rio se encontrava» há alguns séculos. A descoberta destes vestígios arqueológicos, de cerâmicas e de duas embarcações durante as obras de construção de um parque de estacionamento subterrâneo com 206 lugares foi a principal razão para o atraso das obras do Campo das Cebolas.

Um passeio à beira-rio pelo novo Campo das Cebolas permite também agora «constatar a profunda requalificação do espaço pedonal junto à Casa dos Bicos», acrescentou a câmara municipal em comunicado. Percorra a fotogaleria para conhecer cinco espaços onde pode comer perto do Campo das Cebolas.

 

Leia também:

Lisboa: Abriu a nova cafetaria dos donos do Nicolau
Guia mediterrânico vai ligar Lisboa, Alentejo e Algarve
Arte de cozinhar: restaurantes de Lisboa junto a museus




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend