Porto: passeio pelo largo que evoca a Independência

A propósito da comemoração da Restauração da Independência, que em 1640 confirmou a libertação de Portugal de sessenta anos de domínio castelhano, pusemos um alfinete no mapa sobre o Largo de Primeiro de Dezembro, uma das marcas da toponímia portuense que evocam o fim da governação da dinastia filipina.

Seria uma praça discreta, que poderia passar despercebida, não fosse a sua função fundamental para a cidade de albergar o comando metropolitano da PSP do Porto.

Tirando esse movimento formal, é um tranquilo largo cheio de magnólias com as suas variações de folhas e flores ao longo do ano. E se todos conhecem alguns dos seus imponentes arredores, como a soberba Sé Catedral e a estação de São Bento, a Praça da Batalha com o Teatro Nacional de São João, nem todos conhecerão o charme popular e sincero das escadas dos Guindais ali ao lado.

Nem que dali, através de uma entrada da igreja de Santa Clara (o templo mesmo ao lado que será alvo de um grande restauro) se pode aceder ao único troço da muralha fernandina que dá para percorrer a pé – até alcançar uma das melhores vistas da cidade sobre o rio Douro e as ribeiras.

Percorra a fotogaleria para conhecer as nossas sugestões à volta do Largo 1º de Dezembro.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Sé: passear pelo bairro onde nasceu o Porto
Wine bar para ver o pôr do sol junto à Sé do Porto
8 tascas modernas no Porto onde se petisca à moda antiga

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend