Caldas: Hotel de eleição para a realeza recuperou o charme

Nascido no mesmo local onde, durante mais de um século, existiu o Grand’ Hotel Lisbonense, o Sana Silver Coast recuperou o charme de velhos tempos, quando artistas e realeza ali ficavam hospedados, nas Caldas da Rainha.

Há tradições que nunca mudam, mesmo quando tudo à volta é diferente. Em tempos considerado o edifício mais emblemático das Caldas da Rainha, o Grand’ Hotel Lisbonense foi durante mais de 100 anos o local de eleição para habitantes locais e forasteiros, onde pernoitavam artistas, escritores, políticos e até a própria família real, como aconteceu no início do século XX, quando D. Carlos, D. Amélia e os filhos, bem como a respetiva corte, ali ficavam, durante uma das muitas temporadas que passavam nas termas da cidade.

O famoso hospital termal (aberto vai para mais de cinco séculos) fica apenas à distância de um curto passeio a pé, através no bonito jardim do Parque D. Carlos, sendo portanto um dos locais preferidos, para pernoitar, pelos visitantes que vinham fazer o chamado circuito medicinal, que além das termas incluía também a ida a banhos em São Martinho do Porto. O Grand’ Hotel Lisbonense tornou-se assim, ele próprio, um dos símbolos da cidade, onde se realizavam os mais exclusivos bailes, animados saraus e peças de teatro, como ficou imortalizado em numerosos postais de época.

Encerrado no final do século XX, o velho edifício renasceu para a vida em 2011, com a inauguração do Sana Silver Coast, que não só manteve a traça da fachada original, como recuperou o espírito dos velhos tempos.

A homenagem ao velho hotel está bem presente, por exemplo, no nome do bar e restaurante desta nova unidade, o Lisbonense, aberto a clientes exteriores e, entretanto, feito ponto de encontro para muitos caldenses, que ali se reúnem para um copo ao fim da tarde ou para uma refeição mais completa, na qual podem ser degustadas propostas como a trouxa de carapau com polenta cremosa e pó de camarão, os tentáculos de polvo crocantes com aromas cubanos ou a vazia de novilho maturada a 25 dias.

Quando ao hotel, conta com 80 quartos e sete suítes (duas delas equipadas com banheira de hidromassagem), que recuperam também, na decoração, toda a tradição artística das Caldas da Rainha.

Quanto ao hospital termal, lá continua, do outro lado do Parque D. Carlos, à espera de pacientes, muito embora, hoje, em especial nesta época do ano, sejam as praias que mais atraem os visitantes. E são muitas aqui à volta, apenas a alguns minutos de carro. E se o mais difícil é mesmo escolher entre Baleal, Foz do Arelho, São Martinho do Porto ou Nazaré, já a decisão de fazer do Sana Silver Coast o ponto de partida para ir à descoberta desta região, essa é fácil de tomar. Tal como antigamente.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Caldas da Rainha: Uma cidade em movimento perpétuo
Caldas: Restaurante-bar dá vida ao parque da cidade
Novo doce junta algas e renda de bilros de Peniche




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend